sábado, 6 de março de 2021

Oração de S. Tomás de Aquino para rezar antes da Missa

Deus omnipotente e eterno, eis que me vou aproximar do Sacramento de Vosso Filho Unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo. E eis que venho como enfermo, ao médico da vida, como manchado, à fonte de misericórdia; como um cego à luz da eterna claridade; e como pobre indigente, ao Senhor do Céu e da Terra. 

Invoco, pois, a abundância de Vossas generosidades, que são sem limites, a fim de que Vos digneis curar a minha enfermidade, lavar as minhas máculas, iluminar a minha cegueira, enriquecer a minha pobreza, e vestir a minha nudez, de forma que receba o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com tanto respeito e humildade, com uma contrição e uma devoção tão vivas, com uma pureza e uma fé tão grandes, com um bom propósito e uma intenção tais, como o exige a salvação da
minha alma.

Concedei-me, Vos suplico, a graça de receber, não somente o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, como também o efeito e a virtude deste Sacramento.

Ó Deus clementíssimo, visto que me é dado receber o Corpo de vosso Filho único, N. S. Jesus Cristo, esse Corpo que Ele assumiu no seio da Virgem Maria, fazei que O receba com disposições tão perfeitas que mereça ser incorporado no seu Corpo Místico e contado entre Seus membros.

Ó Pai amantíssimo, concedei-me, enfim, a graça de contemplar face a face, durante toda a eternidade, o Vosso Filho amantíssimo, que me proponho receber hoje, nesta viagem terrestre, debaixo dos véus do Sacramento.

Ele que, sendo Deus, convosco vive e reina, em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amem.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Obrigada por este texto de S. Tomás de Aquino, onde podemos ver o seu Amor, o seu Respeito e a sua REVERÊNCIA, pela SAGRADA EUCARISTIA e, sobretudo, a EXIGÊNCIA duma Alma LIMPA, para A podermos RECEBER!
E foi este Santo que alguém usou para justificar o Discernimento na decisão de poder dar a Comunhão a recasados, em adultério, esquecendo-se que o VERDADEIRO DISCERNIMENTO é aquele que nos ajuda a ENCONTRAR A VERDADE e não a fazer o que nos apetece ou entendemos, à luz dos nossos INTERESSES.
Ora, quem conhecer a sua radicalidade--S. Tomás de Aquino-- relativamente , ao cumprimento da Palavra de Deus, na sua Obra SUMA TEOLÓGICA, vê, de imediato, o quanto são falaciosos os argumentos usados!
S. Tomás de Aquino defende o acompanhamento do pecador, mas, até à Conversão! E é INTRANSIGENTE, tal como Jesus, quando esse pecador, depois de todas as oportunidades oferecidas, se torna IMPENITENTE, chegando a aconselhar a que seja EXPULSO da Igreja ou até entregue ao Tribunal Civil, se TEIMAR EM PERMANECER NO ERRO, podendo mesmo, ser condenado definitivamente, porque, segundo ele, "é mais criminoso aquele que MATA o Espírito--Alma-- do que qualquer ladrão ou criminoso de ordem material!"
Mais uma vez OBRIGADA, pois, NUNCA precisamos tanto de CONFESSORES LÚCIDOS e EXIGENTES--e isso não INVALIDA que sejam MISERICORDIOSOS--pois, o MUNDO está cada vez mais ao CONTRÁRIO, e onde as Gerações mais novas já nem conseguem SABER o que é REALMENTE CERTO!!