sábado, 11 de agosto de 2018

Padres tradicionais representam 20% das ordenações sacerdotais em França

A Igreja francesa está em crise: 58 dioceses não tiveram qualquer ordenação sacerdotal neste ano. O número de novas ordenações em França caiu de 133 em 2017 para 114 em 2018. Segundo dados do jornal La Croix, 82 desses novos padres são diocesanos, enquanto os demais são membros de várias ordens e sociedades de vida apostólica.

Paris e Bordéus são as dioceses com maior número de ordenações (seis cada uma) no entanto, isso ainda marca um declínio considerável para Paris, que teve 10 em 2017 e 11 em 2016. Lyon, Versailles e Fréjus-Toulon seguem com cinco cada, depois Evry com quatro. No entanto, um total de 58 dioceses não teve nenhuma ordenação.

Em contraste, as comunidades “tradicionais”, onde os Padres celebram exclusivamente a Missa em Rito Antigo, continuam a crescer. O artigo de La Croix calcula que 20% dos novos sacerdotes este ano vêm de comunidades classificadas como “tradicionais” ou “clássicas”.

Estas incluem três ordenações de franceses para o Instituto do Bom Pastor (IBP), duas para a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP) e duas para o Instituto de Cristo Rei Sumo Sacerdote (ICRSS). Estes grupos contam especialmente com Padres jovens.

adaptado de Catholic Herald


blogger

Sem comentários: