sábado, 16 de janeiro de 2021

Os mártires de Marrocos, enviados por São Francisco para converterem os muçulmanos

Em 1219, São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos seis dos seus mais destemidos frades menores, apaixonados do Evangelho, precursores de todos os missionários portugueses, lançados ao mar tenebroso e à conquista dos povos para Cristo obedecendo ao mandato do Infante de Assis em serviço do Rei dos reis, Jesus Cristo:

"Meus Filhos, o Senhor disse-me que vos mande aos sarracenos a lhes pregar a fé e a combater a lei de mafoma. Eu vou também a outras terras trabalhar na salvação dos infiéis. Sede prestos a cumprir a vontade do Senhor. Entre vós conservai a paz, a concórdia e a caridade. Sede humildes na tribulação e imitai a Jesus Cristo na pobreza na castidade de na obediência. Ponde as vossas esperanças em Deus, ele vos sustentará e vos guiará. Aquele que vos envia, Ele mesmo velará por vós vos inspirará o que houverdes de dizer." Ajoelharam e S. Francisco concluiu: “Desça sobre vós a benção de Deus Pai, como desceu sobre os Apóstolos Ele vos acompanhe e fortifique nas tribulações. Não temais nada porque Deus está convosco. Ide em Nome do Senhor."

E lá foram os obedientes frades de origem italiana: Vital, Berardo, Otão (sacerdotes), Pedro (Diácono), Acúrsio e Adjuto (Leigos). 

Foram recebidos em Coimbra pela rainha D. Urraca, mulher de Afonso II que então reinava em Portugal. Continuaram para Alenquer onde se apresentaram à infanta D. Sancha, filha de D. Sancho primeiro e irmã do rei D. Afonso II, fundadora do primeiro convento franciscano em Portugal. Seguiram viagem e depois de passarem em Lisboa, chegaram a Sevilha. Aí ficaram uma semana, finda a qual foram à mesquita, precisamente no dia em que os mouros festejavam Maomé e começaram a pregar a doutrina de Jesus e denunciando que o profeta Maomé não passava de uma idolatria. Corridos à pancada para fora da mesquita, passaram a Marrocos, onde começam a percorrer as ruas pregando o nome de Jesus e, quando vêem aproximar-se o Miramolim Aboidil, com mais ânimo continuaram a proclamar a mensagem cristã. 

O Miramolim mandou-os prender e ficaram numas masmorras vinte dias sem comer nem beber. Uma vez libertos, apressaram-se em retomar a sua missão. Decretada mais uma vez a sua morte, o Sultão encarrega o seu filho Abosaide de os prender e decapitar. É chegado então, e definitivamente o momento tão desejado por estes frades, finalmente o martírio pelo nome de Jesus iria por fim acontecer. Foi realmente uma morte violenta a destes cinco frades. 

São açoitados e, atados de mãos e pés, arrastam-nos de um lado para o outro com cavalos e em seguida, sobre seus corpos descarnados deixam cair azeite a ferver, continuando depois a arrastá-los pelo chão mas desta vez sobre vidros e cacos espalhados pelo chão. O Miramolim ainda os tentou com dinheiro e mulheres. Mas não havia nada a fazer e o Miramolim dizia então que só a espada poderia calar aqueles homens decididos e firmes no que diziam. “O nossos corpos miseráveis estão nas tuas mãos sob a tua autoridade, mas as nossas almas estão nas mãos de Deus. 

Com a sua ira no limite, o Miramolim pegou na sua cimitarra a acabou com a vida daqueles cinco frades, rachando-lhes o crânio ao meio e depois decepando-lhes as cabeças. Era o ano de 1220. Dia 16 de Janeiro. Cedo acabou a tarefa missionária daqueles cinco frades, mas a sua voz continua a ecoar por toda a terra e a sua mensagem até aos confins do mundo. Os Mártires de Marrocos foram canonizados pelo Papa Sisto IV em 1481.


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Depois de ler este texto, mais uma vez penso, no que nos poderá estar reservado, dado a conjuntura atual... pois, a dissimulação irá desaparecer, dando lugar à IMPOSIÇÃO FEROZ, e que atualmente já se sente, mas de forma velada, por parte dos GOVERNOS.--leis iníquas da ONU, CONTRÁRIAS às do EVANGELHO--
E se hoje--e isto já acontece em Portugal-- nem os pais podem interferir na EDUCAÇÂO dos filhos, relativamente aos VALORES que defendem, imaginem, com o "andar da carruagem!"
Desde XENÓFOBOS, HOMOFÓBICOS, NEGACIONISTAS, RACISTAS, SEGREGACIONISTAS...e tudo mais que nos possam CHAMAR, há de chegar o tempo em que, das AMEAÇAS, passarão aos ACTOS!
E disto, Jesus nos AVISA, para que estejamos PREPARADOS: "Em verdade vos digo, a ÚLTIMA PERSEGUIÇÃO será HORRENDA, não sendo feita por homens, mas pelo filho de Satanás e seus sequazes. Sacerdotes? Mais do que SACERDOTES deverão ser os da ÚLTIMA HORA, de tão FEROZ que vai ser a PERSEGUIÇÃO...Anjos, como Anjos, agitando o turíbulo das SUAS VIRTUDES, a fim de PURIFICAR OS MIASMAS DE SATANÁS; outros CRISTOS, outros EU, para que os fiéis possam PERSEVERAR até ao fim..."--"Do Evangelho como me foi revelado"--Maria Valtorta (que me desculpem a insistência, mas penso nunca ser demais)
E, depois de constatar, o que "seres humanos", como os do texto em cima apresentado, são CAPAZES de fazer a seres da mesma Espécie, humildes e bons, IMAGINEMOS, o que SATÂNICOS--e é Jesus que o afirma--conseguirão!
Aproveitemos, então, este TEMPO que ainda nos RESTA, para FORTALECER a nossa FÉ, de maneira a não VACILARMOS, se algo de MUITO, MUITO SINSTRO, nos estiver RESERVADO, porque SER CRISTÃO VAI SER UM DOS MAIORES CRIMES DA HUMANIDADE!

Anónimo disse...

Que a intrepidez destes seis Santos Mártires nos sirvam de exemplo contra o maldito respeito humano.