quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Reportagem do "Messa in Latino" sobre a Missa Tradicional em Lisboa

Portugal, Lisboa: a Missa Tradicional está a ter bastante sucesso!

Como é facilmente constatável, viajando por aqui e por ali, os maiores obstáculos à Missa Tridentina encontram-se, ironicamente, nos países de língua latina: França, Itália, Espanha...Assim sendo, perguntámo-nos: e em Portugal como estão as coisas? A este respeito, propomos este breve resumo que nos foi enviado pelo nosso correspondente, que viajou até à capital de Portugal há poucos dias.

Boas notícias: a Missa Tradicional, que começou a ser celebrada recentemente de maneira estável na cidade, está a ter muito sucesso, especialmente entre jovens e famílias. Em Lisboa, até 2017, não existiam celebrações estáveis (NT: diariamente). Bem, por ocasião dos 10 anos do Motu Proprio (NT: Summorum Pontificum), algo mudou.

De facto, há cerca de um ano e meio, um jovem padre diocesano, vigário paroquial da Paróquia São Nicolau (na Baixa de Lisboa), decidiu começar a celebrar de maneira permanente. E assim, a partir de Julho de 2017, a Santa Missa Tridentina é celebrada todos os dias da semana às 19h (e no Sábado às 11h) na igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha (na Rua da Alfândega), a poucos passos da Catedral. 

A iniciativa foi imediatamente um grande sucesso! Embora seja uma mera celebração ferial (de Segunda a Sábado) são muitos jovens e, em geral, os fiéis que nela participam.

Posteriormente, a partir do último mês de Julho de 2018, o vigário paroquial, apoiado por vários fiéis começou a celebrar regularmente aos Domingos de manhã, às 11 horas, na igreja paroquial de São Nicolau. 

Falando da Missa de Domingo, pode-se notar que, embora só tenha começado em Julho passado, a participação é muito significativa!  E, mais uma vez, são principalmente os jovens e as famílias com crianças que acorrem à celebração. 

Em última análise, para aqueles que visitam Lisboa, aqui estão as horas das Missas (atualizadas em Novembro de 2018):

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha: Segunda a Sexta-Feira às 19h00; Sábado às 11 horas. 
Igreja Paroquial de São Nicolau: Domingo às 11 horas.

Por fim, deve acrescentar-se que estas não são as únicas Missas Tradicionais celebradas na cidade. No passado Sábado, 17 de Novembro, visitando (casualmente!) a impressionante igreja do mosteiro de São Vicente de Fora, deparámo-nos com uma Missa ocasional, celebrada por um aniversário, que não pudemos identificar, referente a um dos últimos Reis lusitanos (NT: Tratava-se de uma Missa pela alma do Rei D. Miguel, por ocasião dos 152 anos da sua morte).

in blog.messainlatino.it


blogger

Sem comentários: