quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A primeira fotografia de D. Bosco

Hoje é dia de S. João Bosco. Todos os que andaram nas escolas dos Salesianos quase que sabem de cor este dia. É dia de festa: há uma Missa e depois festa - não há aulas! 

Quem estudou nos Salesianos também conhece os pontos principais da vida de São João Bosco: era um menino que vivia com a mãe, Jesus apareceu-lhe num sonho, foi para o seminário, já padre quis juntar os jovens que andavam por Turim perdidos e fundou os Salesianos. 

Mas a vida de D. Bosco, como a de todos os Santos, está cheia de pormenores impressionantes. Por exemplo, S. João Bosco foi dos primeiros Santos do mundo a serem fotografados. 

Quando São João Bosco já tinha um grupo de rapazes reunidos no seu Oratório, que vieram a dar origem aos Salesianos, sugeriram-lhe tirar uma fotografia para divulgar mais o trabalho do Oratório. 

D. Bosco concordou, mas tinha que ser uma fotografia como ele quisesse. Ele queria que fosse a fotografia que melhor exprimisse o seu apostolado. E que melhor fotografia que um menino a confessar-se e muitos outros na fila?

O rapaz que ele escolheu para fazer de penitente foi Paolo Albera, seu futuro sucessor. Como naqueles tempos era importante manter a pose durante algum tempo, para se obter uma fotografia de qualidade, São João Bosco disse-lhe: "Vem aqui, põe-te de joelhos e apoia a tua fronte na minha: assim conseguiremos estar mais tempo sem nos mexermos."

D. Bosco gostou tanto desta fotografia que a colocou no corredor do Oratório, como forma de mostrar a sua missão.

Muitas vezes, a seu pedido, foi publicada no Boletim Salesiano.

in Boletim Salesiano Jan/Fev2014


blogger

Sem comentários: