segunda-feira, 15 de maio de 2023

Os 3 dias de Rogações antes da Ascensão de Jesus

No calendário tradicional, estes 3 dias antes da Ascensão são dias de Rogações, nos quais a Igreja reza a Ladainha dos Santos, Salmos e outras orações como súplicas destinadas a: impedir os flagelos da justiça divina e atrair as bênçãos da misericórdia de Deus sobre os campos, obter a humildade e, com a invocação da Mãe de Deus e dos santos, pedir o fim das doenças e a preservação das culturas. No fundo trata-se de oferecer uma compensação à justiça divina pelo orgulho e malícia do Homem.

Tradicionalmente é feita uma procissão através dos campos e das terras cultivadas. Nos séculos passados, especialmente em Inglaterra, esta procissão era feita em torno dos limites de um território paroquial, para implorar a Deus que abençoasse a paróquia de uma maneira especial.

ORIGEM

Após as calamidades públicas ocorridas no século V, no Delfinado de Vienne, São Mamerto, bispo dessa diocese, estabeleceu que se fizesse uma procissão solene de penitência nos três dias anteriores ao dia da Ascensão do Senhor. No ano 816, o Papa Leão III adoptou essa procissão em Roma, fazendo com que estendesse a toda a Igreja Universal.

Rogação deriva do latim rogare, que significa mendigar ou pedir, e vem do evangelho do V Domingo depois da Páscoa (o Domingo passado), no qual São João refere as palavras de Nosso Senhor: "...pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." Por isto, o V Domingo depois da Páscoa é frequentemente chamado Domingo da Rogação.

in liturgiaytradicioncatolica.wordpress.com


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Talvez seja esta simplicidade, esta humildade e dependência do Poder e do Amor de Deus, esta Fé quase "infantil", mas que delicia o coração do PAI, que falta à atual Sociedade, mais propriamente à Igreja.
E isto, porque, muito criança ainda, eu recordo de haver preces para pedir chuva, e ela vinha, segundo relatos dos lavradores.
Lembro-me de, em dias de tempestade, rezarmos juntos, com a nossa mãe, à luz duma vela benzida, porque tinha faltado a luz elétrica e, se mais não fosse, sentíamo-nos SEGUROS e em PAZ, porque ACREDITÁVAMOS que DEUS AGIA e nos PROTEGIA!
Hoje, o MEDO tomou conta das pessoas e, em vez de as UNIR--porque a União faz a Força-- afasta-as, ao ponto de as transformar em DENUNCIANTES dos outros--acreditando que estão a fazer um favor ao PRÓXIMO, a cumprir um dever cívico-- mas caindo, somente, no MAIOR ENGODO, premeditado por "alguém" muito astuto e PERVERSO, que apostou precisamente na DESTRUIÇÃO de todos os VALORES, através de um ESTRATAGEMA, aparentemente lícito.
E, aqui, podemos também-- para quem tiver um coração HUMILDE-- ACREDIAR, nas palavras de Jesus, relativamente, aos livros que falam das Suas Mensagens.
No livro, sobre a Sua Misericórdia, escrito por Santa Faustina, aparece muitas vezes, o PODER da INTERCESSÃO. Quando havia TEMPESTADES, pediam-lhe que rezasse e ela relata que, durante a Oração, Deus permitia que ela visse os Anjos a acalmar a trovoada e a chuva, afastando as nuvens...Mas quem ACREDITA, hoje, nisso ?!