quarta-feira, 19 de junho de 2019

Composição, origem e destino do Ser Humano

O ser humano é composto de corpo e alma. O corpo é material, por isso corruptível. A alma é imaterial, por isso é imortal, nunca irá desaparecer. A alma é a forma do corpo, ou seja é o que faz com que a matéria que compõe o corpo daquele ser humano componha um ser humano e não seja outra coisa qualquer. 

Para tentar perceber isto melhor: uma garrafa de plástico é uma garrafa de plástico porque aquele plástico (matéria) tem a forma de uma garrafa. Aquela matéria poderia ter outra forma, de prato, por exemplo, e nesse caso seria um prato de plástico e não uma garrafa. 

Do mesmo modo, é a alma que dá forma ao corpo, que faz com a matéria que o compõe esteja unida como um corpo. De tal maneira que quando se dá a separação entre a alma e o corpo, ou seja quando a pessoa morre, o corpo se vai degradando, até que aquela matéria se transforme noutra coisa qualquer.

A alma humana, ao contrário do corpo, não é gerada na fecundação, quando se dá a união entre o gâmeta masculino e feminino. A alma é infundida por Deus após a concepção. Sendo imagem de Deus, a alma é imaterial e possui duas faculdades: inteligência e vontade. São estas características da alma humana que distinguem o ser humano de qualquer outro animal à face da Terra. 

Os animais não têm inteligência e vontade, têm instintos e, alguns, capacidade de aprendizagem por repetição. O ser humano, graças à inteligência, pode tentar compreender o mundo que o rodeia, e a si mesmo, especular, apreender conceitos e ter pensamentos abstractivos. Com a vontade consegue pode tentar perceber se um determinado objecto ou acção lhe é favorável ou desfavorável e em que medida. 

Os animais são apenas matéria, por isso quando morrem desaparecem. O ser humano é matéria (corpo) e espírito (alma), por isso nunca irão desaparecer mesmo depois da morte. O corpo fica na Terra e desaparecerá. A alma será julgada por Deus e será salva ou perdida para sempre, consoante o amor a Deus e aos outros que pautou as acções daquela pessoa até ao seu último suspiro de vida terrena. No fim dos tempos, os corpos ressuscitarão e unir-se-ão às almas, as que estão no Céu para a felicidade eterna e as que estão no Inferno para o sofrimento eterno.

João Silveira


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo artigo.

Salve, Maria!

JOSE GONCALVES disse...

excelente so dois esclerecimentos a alma de cristo tinha ou nao a visao beatifica e se o mal e a ausencia do bem e DEUS e o bem absoluto as almas humanas criadas por ele vem manchadas com o pecado original ou isso somente se da na natureza humana corpo e alma obrigado.SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA SEMPRE SEJA LOUVADO E A SUA MAE MARIA SANTISSIMA.