quarta-feira, 3 de julho de 2019

Cientistas revoltam-se contra o catastrofismo climático

Diante da propaganda ambiental agressiva, dezenas de cientistas, muitos dos quais são geólogos, geofísicos, astrofísicos - isto é, especialistas no campo da climatologia - sentiram o dever cívico de enviar aos políticos uma petição que nega a vulgata comum, difundido por aqueles que controlam os 'media', segundo os quais a comunidade científica concordaria em atribuir ao homem a causa do aquecimento global. Na realidade, observam os signatários, a conjectura da origem antrópica do aquecimento global baseia-se em modelos matemáticos que se mostraram incapazes de reproduzir o clima do passado e não conseguiram prever o clima dos últimos vinte anos. Daí o apelo para evitar políticas ilusórias de controle do clima, que teriam apenas o efeito de impedir o aproveitamento energético por parte da Humanidade.



Ao Presidente da República
Para o Presidente do Senado
Ao Presidente da Câmara dos Deputados
Para o Presidente do Conselho

PETIÇÃO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL ANTRÓPICO 

Os abaixo-assinados, cidadãos e cientistas, enviam um caloroso convite aos líderes políticos para que adoptem políticas de protecção ambiental compatíveis com o conhecimento científico. Em particular, é urgente combater a poluição onde ela ocorre, de acordo com as indicações da melhor ciência. Nesse sentido, o atraso com que a riqueza de conhecimento disponibilizada pelo mundo da pesquisa é usada para reduzir as emissões de poluentes antropogénicos amplamente presentes nos sistemas ambientais continentais e marinhos é deplorável. Mas devemos estar conscientes de que o dióxido de carbono em si não é um poluente. Pelo contrário, é indispensável para a vida em nosso planeta.

Nas últimas décadas, espalhou-se uma tese de que o aquecimento da superfície da Terra em torno de 0,9°C observado a partir de 1850 seria anómalo e causado exclusivamente por actividades humanas, em particular pela emissão de CO2 proveninente do uso de combustíveis fósseis na atmosfera.

Esta é a tese do aquecimento global antrópico promovida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas(IPCC) das Nações Unidas, cujas consequências seriam mudanças ambientais tão severas a ponto de temer enormes danos num futuro iminente, a menos que medidas de mitigação drásticas e caras não sejam adoptadas imediatamente. A esse respeito, muitas nações do mundo aderiram a programas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e são pressionadas, por propaganda, a adoptar programas cada vez mais exigentes, cuja implementação envolve pesados encargos para as economias de cada um dos Estados membros. Disto dependeria o controle do clima e, portanto, da "salvação" do planeta.

No entanto, a origem antrópica do aquecimento global é uma hipótese não comprovada, deduzida apenas de alguns modelos climáticos, que são programas de computador complexos, chamados Modelos de Circulação Geral. Pelo contrário, a literatura científica tem destacado cada vez mais a existência de uma variabilidade climática natural que os modelos não são capazes de reproduzir. Essa variabilidade natural explica uma parte substancial do aquecimento global observada desde 1850. A responsabilidade antrópica pelas mudanças climáticas observada no século passado é injustificadamente exagerada e as previsões catastróficas não são realistas.

O clima é o sistema mais complexo do nosso planeta, por isso precisa ser tratado com métodos adequados e consistentes com o seu nível de complexidade. Os modelos de simulação climática não reproduzem a variabilidade natural observada do clima e, em particular, não reconstroem os períodos quentes dos últimos 10000 anos. Estes foram repetidos a cada mil anos e incluem o conhecido Período Quente Medieval, o Período Romano Quente e os períodos geralmente quentes durante o Grande Holoceno. Esses períodos do passado também foram mais quentes do que o período actual, apesar de a concentração de CO2 ser menor que a actual, pois estão relacionados aos ciclos milenares da actividade solar. Esses efeitos não são reproduzidos pelos modelos.

Deve ser lembrado que o aquecimento observado desde 1900 realmente começou em 1700, ou seja, no mínimo da Pequena Idade do Gelo , o período mais frio dos últimos 10000 anos (correspondendo ao mínimo milenar da actividade solar que os astrofísicos chamam de Maunder Minimal Solar). Desde então, a actividade solar, após o seu ciclo milenar, aumentou, aquecendo a superfície da Terra.

Além disso, os modelos não conseguem reproduzir as oscilações climáticas conhecidas de cerca de 60 anos. Estes foram responsáveis, por exemplo, por um período de aquecimento (1850-1880) seguido por um período de resfriamento (1880-1910), um aquecimento (1910-40), um resfriamento (1940-70) e um um novo período de aquecimento (1970-2000) semelhante ao observado 60 anos antes. Os anos seguintes (2000-2019) viram o aumento não previsto pelos modelos de cerca de 0,2 ° C por década, mas uma estabilidade climática substancial que foi esporadicamente interrompida pelas rápidas oscilações naturais do oceano Pacífico equatorial, conhecido como Oscilações do sul El Nino, como o que levou ao aquecimento temporário entre 2015 e 2016.

Os 'media' também afirmam que eventos extremos, como furacões e ciclones, aumentaram de forma alarmante. Esses eventos, como muitos sistemas climáticos, foram modulados segundo o ciclo de 60 anos mencionado acima. Por exemplo, se considerarmos os dados oficiais de 1880 sobre os ciclones tropicais do Atlântico que atingem a América do Norte, eles parecem ter uma forte oscilação de 60 anos, correlacionada com a oscilação térmica do Oceano Atlântico denominada Oscilação Multidecadal Atlântica. Os picos observados por década são compatíveis entre si nos anos 1880-90, 1940-50 e 1995-2005. De 2005 a 2015, o número de ciclones diminuiu precisamente após o ciclo acima mencionado. Só no período 1880-2015, entre o número de ciclones (que oscila) e CO2 (que aumenta monotonicamente) não há correlação.

O sistema climático ainda não é suficientemente compreendido. Embora seja verdade que o CO2 é um gás de efeito estufa, de acordo com o próprio IPCC, a sensibilidade climática ao seu aumento na atmosfera ainda é extremamente incerta. Estima-se que a duplicação da concentração de CO2 atmosférico, de cerca de 300 ppm, na era pré-industrial, para 600 ppm, possa elevar a temperatura média do planeta de um mínimo de 1°C para um máximo de 5°C. Essa incerteza é enorme. De qualquer forma, muitos estudos recentes baseados em dados experimentais estimam que a sensibilidade climática ao CO2 é consideravelmente menor do que a estimada pelos modelos do IPCC.

Sendo assim, é cientificamente irrealista atribuir ao ser humano a responsabilidade pelo aquecimento observada desde o século passado até hoje. As previsões alarmistas avançadas, portanto, não são confiáveis, pois são baseadas em modelos cujos resultados contradizem os dados experimentais. Todas as evidências sugerem que esses modelos sobrestimam a contribuição antrópica e subestimam a variabilidade climática natural, especialmente aquela induzida pelo sol, a lua e as oscilações oceânicas.

Finalmente, os 'media' divulgaram a mensagem de que, com relação à causa antrópica da actual mudança climática, haveria um acordo quase unânime entre os cientistas e que, portanto, o debate científico estaria encerrado. No entanto, em primeiro lugar , devemos estar cientes de que o método científico determina que os factos, e não o número de adeptos, tornem uma conjectura numa teoria científica consolidada.

Em qualquer caso, esse alegado consenso não existe. Há uma notável variabilidade de opiniões entre especialistas - climatologistas, meteorologistas, geólogos, geofísicos, astrofísicos - muitos dos quais reconhecem uma importante contribuição natural para o aquecimento global observada desde o período pré-industrial passando pelo pós-guerra até aos dias de hoje.

Houve também petições assinadas por milhares de cientistas que expressaram discordância com a teoria do aquecimento global antrópico. Estes incluem o promovido em 2007 pelo físico F. Seitz, ex-presidente da Academia Nacional de Ciências Americana, e o promovido pelo Painel Internacional Não-Governamental sobre Mudança Climática (NIPCC), cujo relatório de 2009 conclui que "a natureza, e não a actividade do homem, governa o clima".

Em conclusão, dada a importância crucial que os combustíveis fósseis têm para a necessidade de energia da Humanidade, sugerimos que eles não se adira às políticas de redução acrítica das emissões de dióxido de carbono na atmosfera com a pretensão ilusória de governar o clima.

Roma, 17 de Junho de 2019

COMITÉ PROMOTOR

1. Uberto Crescenti , Professor Emérito de Geologia Aplicada, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara, ex-Reitor e Presidente da Sociedade Geológica Italiana.
2. Giuliano Panza , professor de sismologia, Universidade de Trieste, académico do Lincei e da Academia Nacional de Ciências, conhecido como XL, International Award 2018 da American Geophysical Union .
3. Alberto Prestininzi , Professor de Geologia Aplicada, Universidade La Sapienza, Roma, ex- Editor Científico Chefe da revista internacional IJEGE e Director do Centro de Pesquisa de Controle e Previsão de Risco Geológico.
4. Franco Prodi , professor de física atmosférica da Universidade de Ferrara.
5. Franco Battaglia, professor de físico-química da Universidade de Modena; Movimento Galileo 2001.
6. Mario Giaccio, Professor de Tecnologia e Economia de Fontes de Energia, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara, ex-reitor da Faculdade de Economia.
7. Enrico Miccadei, professor de Geografia Física e Geomorfologia, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara
8. Nicola Scafetta, Professora de Física Atmosférica e Oceanografia, Universidade Federico II, Nápoles.
Signatários

9. Antonino Zichichi, Professor Emérito de Física, Universidade de Bolonha, Fundador e Presidente do Centro Ettore Majorana de Cultura Científica em Erice.
10. Renato Angelo Ricci, professor emérito de física da Universidade de Pádua, ex-presidente da Sociedade Italiana de Física e da Sociedade Europeia de Física; 2001 Movimento Galileu 
11. Aurelio Misiti, Professor de Engenharia de Saúde Ambiental, Universidade La Sapienza de Roma, ex-reitor da Faculdade de Engenharia, ex-presidente do Conselho Superior de Obras Públicas. 
12. Antonio Brambati, Professor de Sedimentologia da Universidade de Trieste, Gerente de Projetos Paleoclima-Mare do PNRA, ex-Presidente da Comissão Nacional de Oceanografia. 
13. Cesare Barbieri, Professor Emérito de Astronomia, Universidade de Pádua. 
14. Sergio Bartalucci, Físico, Presidente da Associação de Cientistas e Tecnologia de Pesquisa Italiana. 
15. Antonio Bianchini, professor de astronomia da Universidade de Pádua. 
16. Paolo Bonifazi, ex-director do Instituto Interplanetário de Física Espacial, Instituto Nacional de Astrofísica. 
17. Francesca Bozzano, Professora de Geologia Aplicada, Universidade Sapienza de Roma, Directora do Centro de Pesquisas CERI. 
18. Marcello Buccolini, Professor de Geomorfologia da Universidade de G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
19. Paolo Budetta, professor de Geologia Aplicada da Universidade de Nápoles. 
20. Monia Calista, Pesquisador em Geologia Aplicada, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
21. Giovanni Carboni, Professor de Física, Universidade Tor Vergata, Roma; Galileo Movement 2001. 
22. Franco Casali, Professor de Física, Universidade de Bolonha e Academia de Ciências de Bolonha. 
23. Giuliano Ceradelli, engenheiro e climatologista da ALDAI. 
24. Domenico Corradini, professor de Geologia Histórica da Universidade de Modena.
25. Fulvio Crisciani, Professor de Dinâmica dos Fluidos Geofísicos, Universidade de Trieste e Instituto de Ciências Marinhas, Cnr, Trieste.
26. Carlo Esposito, Professor de Sensoriamento Remoto, Universidade La Sapienza, Roma. 27. Mario Floris, Professor de Sensoriamento Remoto da Universidade de Pádua. 
28. Gianni Fochi, químico, Scuola Normale Superiore de Pisa; jornalista científico. 
29. Mario Gaeta, professor de vulcanologia da Universidade La Sapienza, Roma. 
30. Giuseppe Gambolati, membro da American Geophysica Union , professor de Métodos Numéricos da Universidade de Pádua. 
31. Rinaldo Genevois, professor de Geologia Aplicada da Universidade de Pádua. 
32. Carlo Lombardi, Professor de Usinas Nucleares do Politécnico de Milão.
33. Luigi Marino, Geólogo, Centro de Pesquisa em Previsões e Controle de Riscos Geológicos, Universidade La Sapienza, Roma.
34. Salvatore Martino, Professor de Microzonização Sísmica, Universidade La Sapienza, Roma. 
35. Paolo Mazzanti, Professor de Interferometria Satélite, Universidade La Sapienza, Roma. 
36. Adriano Mazzarella, Professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Nápoles. 
37 . Carlo Merli, Professor de Tecnologias Ambientais, Universidade La Sapienza, Roma. 
38. Alberto Mirandola, Professor de Energética Aplicada e Presidente do Doutorado em Pesquisa em Energia da Universidade de Pádua. 
39. Renzo Mosetti, Professor de Oceanografia, Universidade de Trieste, ex-Director do Departamento de Oceanografia, Istituto OGS, Trieste.
40. Daniela Novembre , Pesquisadora em Mineração de Recursos Geológicos e Aplicações Mineralógicas-Petrográficas, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
41. Sergio Ortolani , Professor de Astronomia e Astrofísica, Universidade de Pádua 
42. Antonio Pasculli, Pesquisador em Geologia Aplicada, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
43. Ernesto Pedrocchi, Professor Emérito de Energia, Politécnico de Milão. 
44. Tommaso Piacentini, Professor de Geografia Física e Geomorfologia, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
45. Guido Possa , engenheiro nuclear, ex-vice-ministro Miur. 
46. Mario Luigi Rainone, Professor de Geologia Aplicada da Universidade de Chieti-Pescara. 
47. Francesca Quercia, Geóloga, Diretora de Pesquisa, Ispra. 
48. Giancarlo Ruocco, Professor de Estrutura da Matéria, Universidade La Sapienza, Roma. 
49. Sergio Rusi , Professor de Hidrogeologia, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
50. Massimo Salleolini, Professor de Hidrogeologia Aplicada e Hidrologia Ambiental, Universidade de Siena. 
51. Emanuele Scalcione, Chefe do Serviço Agrometeorológico Regional Alsia, Basilicata. 
52. Nicola Sciarra, Professora de Geologia Aplicada, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
53. Leonello Serva, Geólogo, Director de Serviços Geológicos da Itália; Galileo Movement 2001. 
54. Luigi Stedile, Geólogo, Centro de Pesquisa e Controle de Risco Geológico, Universidade La Sapienza, Roma. 
55. Giorgio Trenta, físico e médico, presidente emérito da Associação Italiana de Protecção de Radiação Médica; Movimento Galileo 2001.
56. Gianluca Valenzise, Director de pesquisa do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, Roma. 
57. Corrado Venturini, Professor de Geologia Estrutural, Universidade de Bolonha. 
58. Franco Zavatti, Pesquisador de Astronomia, Universidade de Bolonha. 
59. Achille Balduzzi, geólogo, Agip-Eni. 
60. Claudio Borri, Professor de Ciências da Construção da Universidade de Florença, Coordenador do Doutorado Internacional em Engenharia Civil. 
61. Pino Cippitelli, Geólogo Agip-Eni. 
62. Franco Di Cesare, Executivo, Agip-Eni. 
63. Serena Doria, Pesquisador de Probabilidade e Estatística Matemática, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
64. Enzo Siviero, Professor de Ponti, Universidade de Veneza, reitor da Universidade e-Campus. 
65. Pietro Agostini , Engenheiro, Associação de Cientistas e Tecnologia para Pesquisa Italiana. 
66. Donato Barone, Engenheiro. 
67. Roberto Bonucchi, Professor. 
68. Gianfranco Brignoli, Geólogo. 
69. Alessandro Chiaudani , Ph.D. agrónomo, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
70. Antonio Clemente, Pesquisador em Planeamento Urbano, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
71. Luigi FressoiaArquiteto Urbano, Perugia. 
72. Sabino Gallo, Engenheiro nuclear. 
73. Daniela Giannessi, Primeira Pesquisadora, Ipcf-Cnr, Pisa. 
74. Roberto Grassi, engenheiro, diretor da G & G, Roma. 
75. Alberto Lagi, Engenheiro, Presidente de Restauração de Plantas Danificadas Complexas. 
76. Luciano Lepori , Pesquisador Ipcf-Cnr, Pisa. 
77. Roberto Madrigali, Metereologo. 
78. Ludovica Manusardi, Física nuclear e jornalista científica, Ugis. 
79. Maria Massullo , Tecnologista, Enea Casaccia, Roma. 
80. Enrico Matteoli, Primeiro pesquisador, Ipcf-Cnr, Pisa. 
81. Gabriella Mincione, Professora de Ciências e Técnicas de Medicina Laboratorial, Universidade G. D'Annunzio, Chieti-Pescara. 
82. Massimo Pallotta, Primeira tecnóloga do Instituto Nacional de Física Nuclear. 
83. Enzo Pennetta, Professor de Ciências Naturais e escritor científico. 
84. Franco Puglia, Engenheiro, presidente da CCC, Milão. 
85. Nunzia Radatti, Química, Sogin. 
86. Vincenzo Romanello, Engenheiro Nuclear, Centro de Pesquisa, Rez, República Checa 
87. Alberto Rota, Engenheiro, Pesquisador da Cise e Enel. 
88. Massimo Sepielli, Director de Pesquisa, Enea, Roma. 
89. Ugo Spezia , Engenheiro, Gerente de Segurança Industrial, Sogin; Galileo Movement 2001. 
90. Emilio Stefani , Professor de Fitopatologia da Universidade de Modena. 
91. Umberto Tirelli , Visitante Cientista Sénior, Istituto Tumori d'Aviano; Galileo Movement 2001. 
92. Roberto Vacca, Engenheiro e escritor científico.

in La Nuova Bussola Quotidiana


blogger

4 comentários:

Raul Bastos disse...

Onde posso encontrar o documento oficial ou referências a esta carta na imprensa?
Obrigado.

João Silveira disse...

Caro Raul, o link encontra-se no fim do texto.

zedosrios disse...

Nem todo italiano é fascista. Mas todo fascista é italiano. Bolsonao Moro Dallagnol Lorenzoni escravicratas racistas latifundiarios monocultores biocidas homófobos madeireiros mineradores banqueiros CIA etc e tal

Marcelo Cunha disse...

A verfade é libertadora!