segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A crise de saúde mental entre os jovens é real e assustadora

The National Survey on Drug Use and Health, gerida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, fez uma pesquisa que a mais de 600.000 americanos. As tendências recentes são surpreendentes.

De 2009 a 2017, a depressão grave entre jovens de 20 a 21 anos mais que duplicou, passando de 7% para 15%. A depressão aumentou 69% entre os adolescentes de 16 a 17 anos. O sofrimento psicológico grave, que inclui sentimentos de ansiedade e desespero, aumentou 71% entre as pessoas dos 18 aos 25 anos, de 2008 a 2017.

As tentativas de suicídio entre os 22 e 23 anos de idade duplicaram, a comparar com 2008, e mais 55% tiveram pensamentos suicidas. Os aumentos foram mais pronunciados entre meninas e mulheres jovens. Em 2017, uma em cada cinco meninas de 12 a 17 anos havia sofrido uma depressão grave no ano anterior.

Houve uma mudança social na última década que influenciou a vida dos adolescentes e jovens de hoje mais do que qualquer outra geração: a disseminação de smartphones e tecnologias digitais, como redes sociais, mensagens de texto e jogos.

Embora os mais velhos também usam essas tecnologias, foram adoptadas pelos mais jovens de maneira mais rápida e completa, e o impacto nas suas vidas sociais é mais acentuado. Na realidade, reestruturou drasticamente as suas vidas diárias.

Em comparação com seus antecessores, hoje os adolescentes passam menos tempo com os seus amigos pessoalmente e mais tempo comunicando "electronicamente". Vários estudos descobriram que isso está associado a problemas de saúde mental.

O aumento das questões de saúde mental entre adolescentes e jovens adultos merece atenção, não um desdém como se fosse um "mito". Com mais jovens em sofrimento - incluindo mais tentativas de suicídio e mais suicídios - a crise da saúde mental entre os jovens já não pode ser ignorados.

Jean Twenge (Professor de Psicologia na Universidade Estadual de San Diego) in 'The Conversation'


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

OK boomer.

Jorge disse...

Para o anónimo de cima:

OK também para ti, ó mimimi.