terça-feira, 12 de dezembro de 2023

As inúmeras conversões pela Virgem de Guadalupe

No dia 12 de Dezembro de 1531, há 492 anos, Nossa Senhora deixou a sua marca no Novo Mundo (a América). Essa marca está hoje visível num grande pedaço de tecido exposto no Santuário de Guadalupe, na Cidade do México. Como Nossa Senhora terá dito noutras aparições privadas, ela em Guadalupe ficou presente, ao contrário das outras aparições em que voltou para o Céu.

Desde a descoberta da América em 1492, que os missionários franciscanos andavam a fazer apostolado no México. Mas estava a ser particularmente difícil. Os mexicanos astecas tinham uma cultura totalmente diferente da cultura ocidental. Faziam sacrifícios humanos, por vezes até de crianças, e retiravam os corações às vítimas quando ainda estavam vivas. Imaginem o horror dos Europeus quando lá chegaram.

Além disso as relações entre os espanhóis e os mexicanos não começaram nada bem. Com ataques violentíssimos de ambas as partes, durante anos reinou uma inimizade entre ocidentais e astecas. Isto dificultou ainda mais as missões franciscanas. Havia conversões, mas muito poucas. Foi a um destes astecas conversos, S. Juan Diego, a quem Nossa Senhora apareceu.  

Também significativo era a situação que a Europa atravessada. Alguns anos antes das aparições de Guadalupe, a Igreja Católica tinha perdido milhares de fiéis por causa da revolta Protestante, iniciada por Lutero em 1517. Parece que para compensar, Nossa Senhora visitou o México.

Nossa Senhora foi de propósito às Américas para aproximar de si o povo Mexicano e, com ele, todos os Americanos. Nos 10 anos a seguir às aparições de Guadalupe mais de 9 milhões de astecas converteram-se ao Catolicismo, como indicam os registos da época. Nas décadas seguintes mais conversões se seguiram.

O próprio desenho da imagem da Virgem é muito sugestivo - é um mapa que só os astecas conseguiam interpretar, tal como se sabe hoje. São muitos detalhes para explicar aqui, mas é suficiente notar que Nossa Senhora aparece com feições mestiças, isto é, como uma descendente de uma família em que o pai ou a mãe eram astecas e o outro europeu.

Nuno CB


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada, Mãe, ainda ontem, no Teu dia, recebi duas grandes Graças, por Teu intermédio!
Na novena, que rezei, prometi divulgar a Tua disponibilidade de mãe, para com todos os que Te invocam e Te amam, mesmo nas pequenas coisas.
Obrigada, minha Santa e querida Mãe!