terça-feira, 9 de maio de 2023

11 faltas que nos privam da ajuda de Deus

Devemos empregar todo o cuidado em nos tornarmos, por culpa própria, ainda mais fracos do que já somos. Certas faltas, de que não fazemos conta, podem ser a causa de Deus nos negar a luz sobrenatural, tornando-se assim o demónio mais forte contra nós. Tais faltas são:

1. O desejo de passar por sábios ou nobres aos olhos do mundo;
2. Vaidade no vestir;
3. A busca de comodidades supérfluas;
4. O costume de se dar por ofendido com qualquer palavra mais forte ou com uma simples falta de atenção;
5. O desejo de agradar a todos à custa do bem espiritual;
6. A negligência das práticas de piedade por respeitos humanos;
7. As pequenas desobediências;
8. Pequenas aversões contra alguém;
9. Pequenas murmurações;
10. Pequenas mentiras ou gozos;
11. O tempo perdido em conversas ou curiosidades inúteis.

Resumindo: todo o apego à coisas criadas, toda a satisfação do amor próprio podem oferecer ao nosso inimigo ocasião para nos precipitar no abismo; estas faltas cometidas com deliberação, roubar-nos-ão, pelo menos, os socorros abundantes do Senhor, que nos preservam, sem dúvida alguma da queda do pecado.

Santo Afonso Maria de Ligório in 'Escola da Perfeição Cristã'


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

A maldade das pessoas no mundo de hoje está tão grande que nos números 7,8,9,10 em vez de dizer a palavra "pequenas", podemos dizer "grandes". As pessoas não têm mais receio de cometer pequenas faltas, mas sentem até prazer em cometer grandes pecados.

Maria José Martins disse...


Numa Sociedade onde o que mais conta são as aparências, o ter...e quase tudo se faz para sermos bem vistos, nem que seja a atropelar o nosso Semelhante, é caso para dizer: Estamos todos a arder no Inferno!
Com uns Meios de Comunicação Social, outrora exigentíssimos na elaboração e apresentação de qualquer tema, assim como, na escolha dos seus apresentadores, hoje, viciados nas "audiências", levam-nos a constatar que existe uma enorme crise de Valores, para não dizer já, UMA TOTAL INVERSÃO DOS MESMOS, que, começo a acreditar, seja até propositada.
E porque TUDO nos é permitido, em nome da "liberdade", devassa-se a vida de qualquer um, com verdades e mentiras, porque, os pseudocomentadores, por sinal, bem pagos para isso, quanto maior for a CUSQUICE que apresentarem, tantas vezes da forma mais VULGAR que se possa imaginar, mais sucesso têm, sem quase NUNCA sofrerem as consequências!
E, depois, diz-se que é o que o Povo gosta!
Então, e para que foram criados? Não foi para ELEVAR, INSTRUIR, EDUCAR, POLIR...aqueles que, por razões várias, não tiveram acesso a uma educação melhor?
Claro, mas o dinheiro, infelizmente, fala mais alto, nem que seja a troco da desgraça alheia.
Que Deus nos acuda, porque cada vez entendo melhor a advertência de Jesus, na Sua Palavra, quando nos avisa: "Ninguém pode servir a dois Senhores ao mesmo tempo, porque amará um e desprezará o outro: NINGUÉM PODE SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO!"
E, para aqueles, que sofrem ou são vítimas da maledicência deste mundo, lembrem-se de que "o que realmente conta é o que Deus pensa de nós e não os outros..."