terça-feira, 16 de junho de 2020

Dois pesos e duas medidas e o urgente regresso à normalidade na Igreja

Queria em primeiro lugar, endereçar as minhas condolências à família do Senhor Cónego Luis Manuel, cujas exéquias se realizaram ontem na Sé Patriarcal de Lisboa, presididas pelo Senhor Cardeal D. Manuel Clemente.

Quero deixar claro, que não tenho nada contra que se tenha celebrado esta cerimónia, mas, não queria deixar de lamentar perante o que vi e que está registado em fotografias que retirei do video da transmissão em directo na página do Patriarcado de Lisboa.

Como se pode verificar, a Igreja está completa, sem cumprir as normas que a DGS desenhou juntamente com a Conferência Episcopal Portuguesa, para que pudéssemos regressar às missas no passado dia 30 de Maio.

Recordo ainda, que os portugueses estão impedidos pelas ditas normas, de participar em velórios e funerais dos seus familiares ou amigos em número superior a 10 pessoas, estão impedidos de celebrar casamentos e baptizados com mais de 20 pessoas, estão impedidos de participar com as restantes pessoas de cada paróquia por imposição de um distanciamento onde só cabem 2 pessoas por banco, foram impedidos de participar numa das principais procissões "Corpo de Deus" e estão igualmente impedidos, durante o verão, de celebrar as suas festas e romarias em todos o País que como todos sabem são festas de cariz cristão e por isso organizadas pelas paróquias obrigadas a cumprir as ditas normas da DGS.

Por tudo isto, e porque considero ser urgente o regresso à normalidade da vida na Igreja, faço um apelo à Conferência Episcopal Portuguesa e ao Senhor Cardeal D. Manuel Clemente, em meu nome e em nome de vários católicos com quem partilhei esta triste realidade que se vive na Igreja e na sociedade portuguesa, que se disponham a retomar a vida normal das paróquias nas missas, baptizados, casamentos, primeiras Comunhões, velórios e funerais, cumprindo aquilo que Nosso Senhor Jesus Cristo vos pediu enquanto sacerdotes,"Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos".

Madalena Fonseca


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Infelizmente, de dia para dia, somos obrigados a reconhecer, que a nossa Igreja parece mesmo ter perdido o NORTE!
E se formos por Aquilo que a Palavra de Deus nos Ensina, então, é que encontramos contradições em cima de contradições...
Primeiro, o medo de ser CONTAMINADO ou CONTAMINAR, através do Corpo de Jesus Vivo, na Eucaristia; depois, as igrejas, Casas de Deus, fechadas e, agora, transformadas em lugares perigosos, onde o mesmo pode acontecer; e para terminar, a negação do ENVIO dos Apóstolos: Ide por todo o mundo e Pregai o Evangelho a todos os Povos. Os Sinais que vos dou são: imporeis as mãos aos DOENTES e eles serão CURADOS; expulsareis os Espíritos; se beberdes alguma coisa mortífera, NÃO VOS FARÁ MAL...MC.16: 17-18
E AQUELES, que CREREM EM MIM, farão coisas AINDA MAIORES DO QUE AS MINHAS, porque Eu vou para o Pai! Jo 14:12
Mas é isto que vemos?
Das duas uma: ou NÃO ACREDITAM em nada, ou estão a BRINCAR CONNOSCO!

Anónimo disse...

InfoCatólica:

Médicos austriacos aseguran que es más seguro tomar la comunión en la boca y de rodillas que en la mano.
Un grupo de médicos católicos ha pedido a la Conferencia Episcopal de Austria que levante la prohibición de comulgar en la boca durante la pandemia. Argumentan que dicha forma de tomar la comunión no solo no es más peligrosa que tomarla en la mano, sino que además es más saludable si se hace de rodillas.
16/06/20 9:31 AM

https://www.infocatolica.com/?t=noticia&cod=37919

E aqui em Portugal vai continuar a pouca vergonha que se tem visto coma Sagrada Comunhão?