domingo, 13 de agosto de 2023

O dia em que os Pastorinhos não viram Nossa Senhora em Fátima porque foram presos

Há 106 anos, Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria, como tinha prometido aos Pastorinhos. No entanto, o Governo Republicano tinha sufocado a Igreja com um conjunto de leis injustas e não permitia qualquer manifestação pública da Fé católica que não tivesse sido aprovada. O Administrador de Ourém mandou aprisionar os Pastorinhos nesse dia 13 de Agosto e fez-lhes todo o tipo de ameaças cruéis. Eis como a Irmã Lúcia descreveu a situação, nas suas Memórias:

Quando, passado algum tempo, estivemos presos, a Jacinta, o que mais Ihe custava era o abandono dos pais; e dizia, com as lágrimas a correrem-lhe pelas faces: 
– Nem os teus pais nem os meus nos vieram ver. Não se importaram mais de nós! 
– Não chores – Ihe disse o Francisco.
 – Oferecemos a Jesus, pelos pecadores. 
E levantando os olhos e mãozinhas ao Céu, fez ele o oferecimento:
– Ó meu Jesus, é por Vosso amor e pela conversão dos pecadores. 
A Jacinta acrescentou: 
– É também pelo Santo Padre e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. 

Quando, depois de nos terem separado, voltaram a juntar-nos em uma sala da cadeia, dizendo que dentro em pouco nos vinham buscar para nos fritar, a Jacinta afastou-se para junto duma janela que dava para a feira do gado. Julguei, a princípio, que se estaria a distrair com as vistas; mas não tardei a reconhecer que chorava. Fui buscá-la para junto de mim e perguntei-Ihe por que chorava: 

– Porque – respondeu – vamos morrer sem tornar a ver nem os nossos pais, nem as nossas mães! E com as lágrimas as correr-lhe pelas faces: – Eu queria sequer, ver a minha mãe! 
– Então tu não queres oferecer este sacrifício pela conversão dos pecadores? 
– Quero, quero. E com as lágrimas a banhar-lhe as faces, as mãos e os olhos levantados ao Céu, faz o oferecimento:

– Ó meu Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, pelo Santo Padre e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. Os presos que presenciaram esta cena quiseram consolar-nos: 
– Mas vocês – diziam eles – digam ao Senhor Administrador lá esse segredo. Que Ihes importa que essa Senhora não queira? 
– Isso não! – respondeu a Jacinta com vivacidade. – Antes quero morrer.

Determinámos, então, rezar o nosso Terço. A Jacinta tira uma medalha que tinha ao pescoço, pede a um preso que Ihe pendure em um prego que havia na parede e, de joelhos diante dessa medalha, começamos a rezar. Os presos rezaram connosco, se é que sabiam rezar; pelo menos estiveram de joelhos. 

Terminado o Terço, a Jacinta voltou para junto da janela a chorar. 
– Jacinta, então tu não queres oferecer este sacrifício a Nosso Senhor? – Ihe perguntei. 
– Quero; mas lembro-me de minha mãe e choro sem querer. 
Então, como a Santíssima Virgem nos tinha dito que oferecêssemos também as nossas orações e sacrifícios para reparar os pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria, quisemos combinar a oferecer cada um pela sua intenção. Oferecia um pelos pecadores, outro pelo Santo Padre e outro em reparação pelos pecados contra o Imaculado Coração de Maria. Feita a combinação, disse à Jacinta que escolhesse qual a intenção por que queria oferecer. 
– Eu ofereço por todas, porque gosto muito de todas.


blogger

4 comentários:

Maria José Martins disse...

Como pode alguém ficar indiferente, perante este relato?
Como pode alguém duvidar, ainda, da veracidade dos testemunhos, destas simples crianças?
E, sobretudo, da sua seriedade e determinação, não demonstrando qualquer tipo de medo, aquando das tentativas de dissuasão!
Realmente, só de pensar que, por causa das cabeças de "certos iluminados", o mundo e a Igreja estão como estão...pois muito de mau se poderia ter evitado...quase nem me apetece rezar para que Deus lhes perdoe!


"OBRIGADO PAI, POR REVELARES ESTAS COISAS AOS PEQUENINOS E AS NEGARES AOS "SÁBIOS"!

Anónimo disse...

"... e, fez-lhes todo o tipo de ameaças cruéis" - Peço desculpa mas, esta é uma "fórmula incorrecta" de demonstrar como "supostamente" se desemvolveram os acontecimentos, segundo a (DCF em PDF on line), em circunstância alguma as crianças foram "mal tratadas" pelo Administrador de Ourém, que pressionado pelo poder central, queria "entender" o fenómeno que se desenvolvia na sua área administrativa. As crianças foram pressionadas para revelar o segredo " parece-me que, obviamente sim!". Mas utilizar a frase supra-citada é senão uma inverdade, pelo menos atitude intelectualmente, pouco honesta.

Maria José Martins disse...

Pressioná-las com ameaças de morte--dizer-lhes que seriam fritas em azeite a ferver--não é ser cruel? Ao mesmo tempo que as iam convencendo, de que o anterior já estava frito!
Lembremo-nos de que estamos a tratar de crianças inocentes! O simples facto de as afastar dos pais, com a ameaça de que nunca mais os veriam é uma enorme uma tortura!
Isto é TERROR!

Anónimo disse...

Deus era a sua força e o Espirito santo estava com elas
, crianças de Deus.