domingo, 2 de agosto de 2020

O respeito devido à Santa Missa

"O pouco que os Padres se importam do respeito devido à Missa faz com que os outros também a desprezem." 


Santo Afonso Maria de Ligório


blogger

4 comentários:

Eduardo disse...

"A obra mais santa, mais admirável e mais divina de toda a Criação, e por toda a eternidade, é o Santo Sacrifício da Missa.
Na sua substância, a Santa Missa coincide com o Santo Sacrifício do Gólgota." (A.Schneider)

Maria José Martins disse...

Que pena que a maioria dos Cristãos-- e falo por mim-- nunca tenha sido catequizada, sobre a Missa, com tanta profundidade! Pelo contrário, já ouvi muitas vezes, com a maior desfaçatez, para não dizer jocosamente, clérigos com grandes cargos na Igreja, dizerem: em... há missas a mais! No futuro, devemos substituí-Las, por Celebrações da Palavra! (e não o estão já a fazer, em Fátima, "altar do mundo", à noite, até, em datas importantes?!)
E como, apesar de tudo, fui educada ouvindo a minha mãe repetir, que o Valor duma Missa era INCOMENSURÁVEL, citando o Pe. Pio, mesmo sem esse fervor referido pelo autor do Artigo, sentia dentro de mim, que algo não BATE CERTO nesta Igreja, actualmente...

Eduardo disse...

"Para mim, nada há de mais consolador, penetrante, emocionante e avassalador do que a Missa, na forma com é celebrada entre nós. Podia assistir continuamente à Missa, que não me cansava. Não se trata de uma simples fórmula verbal, trata-se de uma grande acção, o maior dos actos que possa ter lugar à face da terra. Ele torna-se presente sobre o altar em carne e sangue, e diante d'Ele os anjos prostram-se e os demónios estremecem..." (John H. Newman)

Flavius disse...

A maioria esmagadora dos católicos praticantes e mesmo padres pós Vaticano II creem na doutrina luterana da Presença Real de Jesus no sacramento da comunhão , e nao mais na Transformação Real do sacramento em corpo e sangue do Salvador. E os católicos ocasionais, esses crêem na doutrina da memória da ceia, calvinista, por isso são tão presas fáceis de pentecostais.