segunda-feira, 31 de julho de 2023

Exame de Consciência de Santo Inácio de Loyola: Para fazer todas as noites antes de dormir

1. Primum punctum est, gratias agere Deo Domino nostro pro acceptis beneficiis. O Primeiro ponto é dar graças a Deus nosso Senhor pelos benefícios recebidos.

2. Secundum, petere gratiam ad cognoscenda peccata, eaque expellenda. Segundo, pedir graça para conhecer os pecados, e libertar-se deles.

3. Tertium, exigere rationem ab anima, incipiendo ab hora qua surrexit quis, usque ad examen praesens, per horas singulas, vel per sigula tempora, ac primum de cogitatione, deinde de verbo, ac postea de opere, eodem ordine quo dictum est in Examen particulari. Terceiro, pedir conta à alma, desde a hora em que se levantou até ao exame presente, hora por hora ou período por período: primeiro, dos pensamentos, depois das palavras, e depois das obras, pela mesma ordem que se disse no exame particular.

4. Quartum, petere veniam a Deo Domino nostro de defectibus. Quarto, pedir perdão, a Deus nosso Senhor, das faltas

5. Quintum, proponere emendationem cum ejus gratia. Pater noster. Quinto, propor emenda, com sua graça. Pai Nosso.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Foi assim que fomos educados, na minha Geração.
E ainda existe quem acuse essa época de pouco esclarecimento...As pessoas, pelo menos, tinham a noção e a necessidade de estar de bem com Deus, porque, apesar de tudo, O reconheciam como Pai, Deus e Senhor e, dentro da sua simplicidade e humildade, temiam-No.
Hoje, o paganismo inundou-nos e, mesmo cheios de sabedoria intelectual--que muitas vezes só atrapalha--cada vez mais, o nosso coração se afasta da Verdade, levando-nos a comportamentos totalmente incoerentes com aquilo em que, à partida, dizemos acreditar.
Ninguém precisa de se arrepender, porque Deus "aceita-nos" tal qual somos...e caminha connosco e nos Ama de todas as maneiras: a Conversão é TABU!...
Claro, Deus Ama-nos como somos, mas para nos libertar e ajudar a MUDAR, depois de nos arrependermos.
E, mais uma vez, não resisto a transcrever uma passagem da minha Obra preferida: "O Evangelho, como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Diz Jesus: "(...) Não existe culpa tão grande que não possa ser lavada. Primeiro, pelo ARREPENDIMENTO, depois pela GRAÇA e, finalmente, pelo SALVADOR. Não há pecador tão grande que não possa levantar o rosto abatido e sorrir, diante da ESPERANÇA da REDENÇÃO.
BASTA QUE ELE RENUNCIE COMPLETAMENTE À CULPA, SEJA HERÓICO EM RESISTIR À TENTAÇÃO E SINCERO NA VONTDE DE RENASCER!
E, agora vou dizer-vos algo--fala Jesus-- que parece uma Blasfémia, só porque sois Meus amigos: Os Anjos, Espíritos puros, Seres viventes de Luz da Santíssima Trindade e Nela jubilantes, em sua Perfeição, TÊM e reconhecem TER, uma INFERIORIDADE em relação a vós, homens distantes do Céu: eles sabem que não podem SACRIFICAR-SE nem SOFRER para COOPERAR na REDENÇÃO do Ser Humano.
Deus não escolheu nenhum Anjo para ser Redentor da Humanidade, mas escolheu o SEU FILHO!
Mas, ELE também sabe, que ainda falta uma grande soma de merecimentos, que se contraponha à soma dos pecados, que de hora a hora a Humanidade acumula. Assim e, para isso, não escolhe outros Anjos e lhes diz: "Sofrei para imitardes o Cristo!" Mas di-lo a vós, HOMENS!
"-Sofrei, sacrificai-vos, sede semelhantes ao MEU CORDEIRO, sede CORREDENTORES!"
E oh! Eis como Eu vejo Cortes de Anjos, que, deixando por um instante, o Êxtase de Sua Adoração, se ajoelham e voltam-se para a Terra a dizem: " BENDITOS SOIS VÓS, QUE PODEIS SOFRER COM O CRISTO E PELO NOSSO E VOSSO, DEUS ETERNO!" (...)
(...) Assim, acabo de vos anunciar a MAIS ALTA DIGNIDADE DO HOMEM, a de ser CORREDENTOR, apesar de serdes, antes, pecadores!
-SEDE PUROS! Quanto mais puros fordes, melhor compreendereis tudo isto. A impureza é sempre uma fumaça para o Espírito.
-SEDE PUROS! Começai a sê-lo no corpo, para passardes ao Espírito. Começai pelos cinco sentidos. Porque assim, quanto mais puros eles forem, mais puro será o vosso coração(...)
-Sede CASTOS! Se tiverdes Castidade na carne, tereis TODAS AS CASTIDADES na Riqueza e no Poder, e sereis AMIGOS de DEUS.
TENDE SOMENTE MEDO DE SER INIMIGOS DE DEUS!" (...)

E, perante estas advertências, como podemos acreditar numa Fé tão light como a que, ultimamente, alguns nos querem impingir?