sábado, 15 de outubro de 2022

Dia de Santa Teresa de Ávila

Esta é a igreja de Santa Maria della Scala, em Trastevere, onde se encontra o pé de Santa Teresa de Ávila. Esta grande santa espanhola fez, juntamente com São João da Cruz, a reforma da Ordem Carmelita.

Era mística, levitava muitas vezes em oração e foi atacada pelo demónio. É uma das poucas doutoras da Igreja, o que demonstra o seu contributo para a teologia.

Além disto tudo foi uma notável poetisa, como se pode ver:

Vossa sou, para Vós nasci,
Que quereis fazer de mim?

Soberana Majestade,
Eterna Sabedoria,
Bondade tão boa para a minha alma,
Vós, Deus, Alteza, Ser Único, Bondade,
Olhai para a minha baixeza,
Para mim que hoje Vos canto o meu amor.
Que quereis fazer de mim?

Vossa sou, pois me criastes,
Vossa, pois me resgatastes,
Vossa, pois me suportais,
Vossa, pois me chamastes,
Vossa, pois me esperais,
Vossa pois não estou perdida,
Que quereis fazer de mim?

Que quereis então, Senhor tão bom,
que faça tão vil servidor?
Que missão destes
a este escravo pecador?
Eis-me aqui, meu doce amor,
Meu doce amor, eis-me aqui.
Que quereis fazer de mim?

Eis o meu coração,
que coloco em Vossas mãos,
com o meu corpo, minha vida,
minha alma, minhas entranhas
e todo o meu amor.

Doce Esposo, meu Redentor,
para ser Vossa, me ofereci,
que quereis fazer de mim?
Dai-me a morte, dai-me a vida,
a saúde ou a doença
dai-me honra ou desonra
a guerra, ou a maior paz,
a fraqueza ou a paz plena,
a tudo isso, digo sim:

Que quereis fazer de mim?
Vossa sou, para Vós nasci,
Que quereis fazer de mim?


blogger

1 comentário:

maria José Martins disse...


Santa Teresa de Ávila é, sem duvida, a Minha Santa preferida!
Talvez por todo o percurso da sua vida, tão parecido com o da maioria dos "mortais", embora, tenha sido beneficiada, por ter vivido numa Época, que, embora, já assolada pelo "relaxe", os Valores Fundamentais, como a negação do Inferno e outras Condenações Espirituais, que a Palavra de Deus proclama, ainda não estivessem tão fora de moda...e, isso, segundo li, na sua Obra, foi um dos motivos que a levou a querer FUGIR DO MUNDO, literalmente... e nunca, um grande Amor a Deus!
Assim, mais uma vez, podemos confirmar que: "Realmente, Jesus não veio para os sãos!" Contudo, pelo seu percurso de Santidade, podemos verificar que FOI A CONVERSÂO--mesmo muito lenta e gradual--QUE A LEVOU aos Altares, e fez com que seja, proclamada, a grande Reformadora do Carmelo, " DOUTORA DA IGREJA e MÃE DA ESPIRITUALIDADE!"
Porém, infelizmente, o Caminho tortuoso e os sofrimentos pelos quais passou, foram iguais aos de TODOS aqueles que querem seguir O MESTRE: muito difícil e repleto de TRAIÇÕES, até, por parte, daqueles qde quem menos se deveria esperar...Os grandes OPOSITORES estiveram SEMPRE dentro da própria Igreja, enquanto DEUS DEIXOU e NÃO SE IMPÕS, para os DERRUBAR!

-Confiemos, porque: "As portas do Inferno não prevalecerão contra Ela!"