Peregrinação Summorum Pontificum 2022: Missa Solene na Basílica de São Pedro
O momento alto da peregrinação foi a Missa Tradicional celebrada no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro. Segundo os números da Basílica, estavam mais de 1000 fiéis e cerca de 200 clérigos. Deo gratias!
Fotografias: Stuart Chessman
1 comentário:
maria José Martins
disse...
Depois de observar toda a Solenidade e Reverência que estas imagens nos revelam, é fácil concluir: como a nossa Igreja mudou, mas para pior! E isto, sem querer levantar polémica, porque eu, como já aqui afirmei, também fui das que BATEU PALMAS a toda a MODERNIZAÇÃO imposta, dado que sou duma Geração, onde essa mudança aconteceu... e confesso, que até gostei muito! Contudo, hoje, talvez mais madura e com uma sensibilidade maior para o SAGRADO, reconheço que a "verdade" está no "antigamente", depois de verificar os exageros e as profanações, que a toda a hora, verificamos, por esse mundo afora... não falando já, das QUEIXAS constantes de Jesus aos Seus Místicos--os que a Igreja reconhece como tal-- sobre o ABANDONO, DESPREZO e FALTA DE ADORAÇÃO, por parte daqueles que se dizem Crentes! Tantas igrejas fechadas, tanta VULGARIDADE nas Celebrações, tanta falta de decoro, pudor e respeito, por parte de quem visita os lugares Sagrados...sem que nada se diga! No entanto, NUNCA as pessoas souberam tanto de "etiqueta", para as coisas do mundo...esmerando-se, ao pormenor, para se apresentarem da "melhor" forma...dentro daquilo que consideram MODA, no saber estar mundano! Acredito que a Igreja precisasse de uma MUDANÇA, mas ESPIRITUAL, porque esta atual CONFUSÃO somente é possível, porque TUDO se desvirtuou, em vez de se ter apostado num APROFUNDAMENTO e no porquê de tanta EXIGÊNCIA e SOLENIDADE, para as Coisas de Deus: SÓ ELE É O SENHOR! Assim, podemos, infelizmente, concluir: "Ninguém pode dar o que não tem!" Ou: "A boca fala do que o coração está cheio!"
1 comentário:
Depois de observar toda a Solenidade e Reverência que estas imagens nos revelam, é fácil concluir: como a nossa Igreja mudou, mas para pior!
E isto, sem querer levantar polémica, porque eu, como já aqui afirmei, também fui das que BATEU PALMAS a toda a MODERNIZAÇÃO imposta, dado que sou duma Geração, onde essa mudança aconteceu... e confesso, que até gostei muito!
Contudo, hoje, talvez mais madura e com uma sensibilidade maior para o SAGRADO, reconheço que a "verdade" está no "antigamente", depois de verificar os exageros e as profanações, que a toda a hora, verificamos, por esse mundo afora... não falando já, das QUEIXAS constantes de Jesus aos Seus Místicos--os que a Igreja reconhece como tal-- sobre o ABANDONO, DESPREZO e FALTA DE ADORAÇÃO, por parte daqueles que se dizem Crentes!
Tantas igrejas fechadas, tanta VULGARIDADE nas Celebrações, tanta falta de decoro, pudor e respeito, por parte de quem visita os lugares Sagrados...sem que nada se diga!
No entanto, NUNCA as pessoas souberam tanto de "etiqueta", para as coisas do mundo...esmerando-se, ao pormenor, para se apresentarem da "melhor" forma...dentro daquilo que consideram MODA, no saber estar mundano!
Acredito que a Igreja precisasse de uma MUDANÇA, mas ESPIRITUAL, porque esta atual CONFUSÃO somente é possível, porque TUDO se desvirtuou, em vez de se ter apostado num APROFUNDAMENTO e no porquê de tanta EXIGÊNCIA e SOLENIDADE, para as Coisas de Deus: SÓ ELE É O SENHOR!
Assim, podemos, infelizmente, concluir: "Ninguém pode dar o que não tem!"
Ou: "A boca fala do que o coração está cheio!"
Enviar um comentário