domingo, 14 de janeiro de 2024

Santo Hilário de Poitiers, o Atanásio do Ocidente

Santo Hilário foi Bispo e é Doutor da Igreja. Lutou tenazmente contra os hereges arianos, que negavam a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi por isso chamado “o Atanásio do Ocidente”.

De nacionalidade francesa, era de família rica e pagã, recebeu educação e instrução privilegiadas. Durante anos tentou encontrar na filosofia as respostas para as suas questões em busca da Verdade. Mas só as encontrou no Evangelho e converteu-se ao Cristianismo.

Foi baptizado aos trinta anos de idade, juntamente com a esposa e a filha, Abrè, a quem amava ternamente. A partir de então passou a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristãos. Este era um período de paz externa para a Igreja, que precisava de se fortalecer no seu interior. Mas que, no entanto, se apresentava cheia de pequenas rupturas internas, provocadas principalmente pela "heresia ariana", uma doutrina que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Foi justamente pela vida exemplar que levava, assim como pelos conhecimentos intelectuais e espirituais, que o clero e o povo o convidaram para ser Bispo. Era uma decisão difícil, pois um Bispo tinha, obrigatoriamente, que abandonar a família para abraçar a sua missão. Mas não vacilou e aceitou a incumbência e os desafios que lhe trazia. Foi sagrado Bispo de Poitiers e lutou vigorosamente contra o arianismo. Debate após debate com os hereges a sua defesa da Fé foi-se tornando conhecida e o respeito pela sua missão cada vez maior.

Foi por este motivo chamado "o Atanásio do Ocidente". Como ele, Hilário foi perseguido pelos imperadores e sofreu o exílio. Enviado para o Oriente, não se sentiu derrotado e aproveitou para estudar o grego e conhecer as comunidades cristãs mais antigas e os ensinamentos dos maiores sábios da Igreja.

Corajoso, durante o exílio de cinco anos, escreveu livros contra os imperadores Constâncio e Auxêncio. Foi também autor de diversas obras: sobre a Santíssima Trindade, comentários sobre os Salmos e algumas obras cujos textos interpretou. Contribuindo intensamente para o desenvolvimento da teologia da revelação.

Hilário ficou muito impressionado pela liturgia oriental. Compôs hinos litúrgicos para familiarizar os fiéis com a teologia e mantê-los mais intimamente unidos às celebrações. Pastor zeloso, procurou, ao retornar para a sua diocese em França, oferecer ao seu rebanho o que de melhor aprendera neste período de exílio. Mas nem por isso esqueceu a família, tendo oficiado o matrimónio da própria filha. A sua esposa ingressou num mosteiro, com o seu auxílio e aprovação.

Há uma frase sua que demonstra bem a coragem e a valentia com que viveu e actuou, enfrentando hereges e poderosos: "Enganam-se os que acreditam que me farão calar. Falarei pelos escritos e a palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará livre".

Faleceu no ano de 367 e passou a ser venerado como santo logo após o seu último suspiro. O Papa Pio IX canonizou-o e honrou-o com o título de "Doutor da Igreja".

in Pale Ideas


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


"Enganam-se aqueles que pensam que me farão calar! Falarei pelos escritos e a Palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará alto".

E, perante estas palavras, de um Santo dos primórdios do Cristianismo, recordo-me do desabafo de Jesus, na Obra de Maria Valtorta, "O Evangelho como me foi revelado".
Depois do relato da Sua condenação, Jesus comenta com a Mística, a atitude de Pilatos: "Pilatos, sentado em seu trono, fica-me perscrutando, porque, para ele, Eu sou um enigma. Se ele tivesse livrado a sua alma dos cuidados humanos, do seu orgulho pelo cargo, do paganismo, logo teria compreendido Quem Eu sou".
(...) "É sempre assim, como os Meus filhos de agora, também!
Mas como pode Deus agir, se não há espaço para Ele? Para que a Sua Luz entre, porque as portas estão barrada pela soberba, pelo vício, pela HUMANIDADE, pela usura...tantos, mas tantos guardas, que estão ao serviço de Satanás, contra Deus!"
-------------------------------------------------------------
"Ó filhos Meus, ó Pilatos de agora! Também vós deixais cair, com um simples levantar de ombros, os assuntos mais vitais, porque vos parecem inúteis!
O que é para vós a VERDADE? O dinheiro? Serão as mulheres? A glória humana?
Dinheiro, mulheres, Poder, saúde, comodidades, honras...coisas úteis, que procurais conseguir de qualquer maneira!
E, contudo, porque não continuais a perguntar-Me: O QUE É A VERDADE?
ELA ESTÁ DIANTE DE VÓS, como sempre esteve, e olha para vós com olhos de um amor suplicante, implorando-vos: "Perguntai, que Eu vos responderei!"
---------------------------------------------------------------
"Quantos, mas quantos Pilatos, tem este vigésimo século!
Onde estão os HERÓIS do Cristianismo, que diziam SIM, constantemente à VERDADE, e NÃO, constantemente, à MENTIRA?
Onde estão os HERÓIS, que sabem enfrentar o perigo e os acontecimentos com uma fortaleza de aço e uma serena prontidão e não com ADIAMENTOS, para que o BEM logo seja feito, e o MAL logo seja evitado, sem "SE" nem "MAS"?