segunda-feira, 7 de agosto de 2023

JMJ Lisboa: Santíssimo Sacramento dentro de caixas de plástico



A noite da vigília, durante a Jornada Mundial da Juventude, é normalmente dedicada à adoração do Santíssimo. Ontem, na vigília da JMJ de Lisboa, o Santíssimo Sacramento encontrava-se nestas caixas de plástico. Parecem ser caixas de ‘catering.

Hoje, durante a Missa final, com cerca de 1 milhão e meio de peregrinos, praticamente só ministros extraordinários da comunhão leigos distribuíram a Sagrada Comunhão. Os 800 Bispos e cerca de 10 mil sacerdotes presentes a concelebrar não o fizeram.


blogger

12 comentários:

Rafael Fernandes disse...

Como é que gastamos milhares de euros em palcos e tratamos o Santíssimo desta forma?
Nunca iremos ter um renascer Eucarístico enquanto cometermos estes erros.

Maria José Martins disse...


Meu Deus!
Quem foram os autores de semelhante SACRILÉGIO?
É demasiado escandaloso para ser verdade; se me contassem, não acreditava!
E por mais que me queira ILUDIR, de que não existe, aqui, algo de subliminar...malévolo, perante isto, até já acredito em TUDO! Porque não pode ser possível, que alguém, minimamente sensível e esclarecido a nível espiritual, consiga dessacralizar desta forma, AQUILO que a Igreja tem de mais Sagrado: JESUS VIVO, NA EUCARISTIA!
Vale a REVERÊNCIA dos jovens Adoradores, que, para mim, dão MUITO melhor exemplo do que MUITOS que se intitulam mentores, defensores, pastores, organizadores...e sei lá que mais, deste evento!
Lamento profundamente, que ESSES MESMOS não mereçam O Respeito--basta relembrar a sua postura durante a Adoração--, a Entrega, a Boa Vontade, a Sacralidade, a FÉ, da maioria desses jovens e daqueles que, contra tudo e contra todos, tudo fizeram para participar, reconhecendo, no Papa, ainda, o Representante de Jesus na Terra, enquanto O MESMO JESUS é simplesmente colocado num caixote de plástico, a um canto!
E gastaram-se, contudo, MILHÕES, em vaidades supérfluas!

E, lamentavelmente, só nos resta rezar: "PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM!"--assim espero--

Anónimo disse...

😢Triste

Anónimo disse...

🙏🙏🙏🙏

Anónimo disse...

Que bonito ver esses jovens a adorar Jesus verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento.
Pergunto-me que terá deixado um falso padre incendiário entrar no recinto...

Francisco disse...

Isto que está aqui neste post é mesmo só rir para não chorar... parece de alguém que deliberadamente decidiu não ver o que estava a acontecer... Não houve devoção na receção da Eucaristia? E não tens capacidade de explicar qual foi a razão pela qual a comunhão foi distribuída por ministros extraordinários da comunhão? Para quem estava tão perto do sector A6, não percebeste sequer o que isso significava em termos da possibilidade de concelebração com o bispo de Roma da parte dos ministros presentes? E na ausência da possibilidade de ter quase duas centenas de sacrários, a solução encontrada não é digna atendendo ao contexto? Não compreendo mesmo este post. Andar-se a passear de batina pelo meio do povo com óculos de sol está tudo bem; não ser capaz de dizer uma única coisa favorável ao que foi a celebração de fé presente na JMJ durante uma semana inteira já não é possível. É realmente extraordinário...

Anónimo disse...

Calma, não estavam consagrados. Eram apenas pastilhas.

Maria José Martins disse...


Francisco, por favor, seja mais claro, porque nem sequer entendo a quem se dirige!
Se concorda com SEMELHANTE SACRILÉGIO, está no seu direito, já que a DEMOCRACIA...e a INCLUSÃO TUDO PERMITEM! Mas, desculpe, revela muito pouco respeito por Jesus Eucarístico, porque NADA justifica tal atitude. Se tiveram tanto tempo para preparar o evento, com TUDO o que há de mais sofisticado, DESPREZAM o ESSENCIAL? Por aqui se vê a sensibilidade dos ORGANIZADORES CATÓLICOS!
Foram mais cuidadosos os LAICOS, em tudo o que lhes dizia respeito, no LUXO, talvez exagerado, que usaram, do que AQUELES a quem se pedia muita maior SACRALIDADE e RESPEITO por AQUILO que estava em causa e que deveria SER O CENTRO! Ou será que, como o objetivo era não CONVERTER ninguém, Jesus deveria ser "chutado para um canto?!"
Nas igrejas MODERNAS, o Sacrário já não está no CENTRO, mas, aqui, já nem tão pouco colocam JESUS, num Sacrário, por mais simples e pobre, que fosse! Simplesmente, guardaram JESUS/DEUS, em CAIXOTES de Plástico, como os que eu tenho no sótão, para guardar as VELHARIAS, que já não uso! Mas será mesmo esse o verdadeiro significado?
ÀS TANTAS...Jesus Presente na Hóstia Consagrada também já pertence ao PASSADO!
Para mim, e acho para que para a MAIORIA dos CATÓLICOS FIÉIS, isto é uma VERGONHA, para não dizer, UMA PROVOCAÇÃO!
Agora, se analisarmos a conjuntura atual, relativamente ao CONCEITO que se tem, sobre a Presença Real de Jesus na Eucaristia, tenho a certeza que, como não acreditam, eram simples
"pastilhas", como refere, acima, o comentador anterior.

E é Jesus que nos ensina: "Os fins não justificam os meios!"
Logo, NADA, mas mesmo NADA, pode JUSTIFICAR semelhante ABERRAÇÂO, que somente demonstra, o estado atual de MUITOS, que dirigem a nossa Igreja!
Não seriam necessários LUXOS nem sofisticações, mas, no mínimo, MAIS DIGNIDADE!
Que Deus lhes perdoe, e REZO para que tudo não tenha sido um acidente de percurso.

Maria José Martins disse...


Peço imensa desculpa, mas como estes temas me deixam nervosa, há sempre falhas na sua escrita, que somente depois descubro.
No último período quero dizer:(..) "Rezo para que tudo não tenha sido mais do que um acidente
de percurso".

Eduardo disse...

Falou e disse!! Obrigado!

Anónimo disse...

Exacto! Ligam mais às suas batinas cheias de rendas (afeminadas) do que ao que verdadeiramente interessa. Mas quando é para apontar o dedo, estão sempre prontos! Deus tenha misericórdia destas tristes pessoas!

Anónimo disse...

Foi espectacular ver a devoção dessa imensa mole humana de jovens, rendidos à sua fé, na maior e mais bonita manifestação de amor universal a que tive o privilégio de assistir. Só os ecos de uma igreja conservadora, tradicionslista, a mesma que ao longo das últimas décadas foi afastando os jovens da igreja, pela insistência fundamentalista em rituais e formalismos sem se preocuparem com as belíssimas mensagens essenciais da ética cristã para virem fazer disto um escândalo… Era o que faltava, depois de virem de tido o Mundo com sacrifício económico e de vida pessoal para testemunharem este espectacular renascimento da Igreja de Pedro, que os jovens não tivessem direito ao acto partilhado da comunhão, unidos pelo amor a Cristo!