sábado, 14 de outubro de 2023

A Ignorância Crassa da Hierarquia e demais clero, que engana tantos fiéis

Poderá um Papa abolir o celibato para os Padres? Sim, pode. De facto, em casos excepcionais é permitido que, por exemplo, Pastores protestantes casados, convertidos ao Catolicismo, possam ser Ordenados Padres Católicos. No entanto, não poderá abolir a exigência da continência sexual para os Sacerdotes, casados ou não.
 
Enquanto o Celibato, isto é, a decisão de Ordenar Sacramentalmente somente varões célibes que se comprometem a uma castidade perfeita, é do âmbito disciplinar, disciplina esta muito fundamentada teologicamente, a Continência sexual absoluta é do âmbito Doutrinal e assim foi sempre entendida quer pelos apóstolos (Lc. 18, 28-29) quer pela Igreja primitiva e durante toda a história da Igreja, estando ainda em vigor actualmente, pelo menos nos documentos (Vescovo Cesare Bonivento, CELIBATO E CONTINENZA ECCLESIALI - BREVE COMPENDIO STORICO-TEOLOGICO.)
 
Antes da decisão da Igreja de Ordenar somente varões célibes os varões casados podiam ser Ordenados Sacerdotes desde que a esposa desse o seu consentimento para daí em diante viverem somente como irmãos com separação de leito, de quarto ou mesmo de casa.
 
Quando S. Paulo escreve que o Bispo deve ser varão de uma só mulher, refere-se a varões que depois de enviuvarem não se casaram de novo.
 
Nos dias de hoje, infelizmente, há uma superstição-idolátrica arraigada em muitos de que não é possível ser feliz sem actividade sexual, solitária ou com outra pessoa. Ora a superstição, que é uma forma de Idolatria, é um pecado mortal contra o primeiro Mandamento. De facto, uma pessoa não casada pode ser inteiramente feliz, desde que, evidentemente, viva no amor, como dom casto/continente de si próprio a Deus e ao próximo. O único caminho para a felicidade é o amor, o serviço, a entrega sacrificial de si mesmo.
 
Muitos cuidam, tantas vezes peremptoriamente, ser impossível que Sacerdotes e Religiosos vivam em continência sexual. Mas a verdade é que é possível e realmente é praticada. Certamente seria impossível com as forças puramente humanas, mas com a Graça de Deus tudo é possível. Essa fidelidade de entrega total a Jesus Cristo para que Ele viva em nós não está isenta de tentações, por vezes, muito fortes, mas como dizia São Paulo, tudo posso n’ Aquele que me conforta, e não sereis tentados acima das vossas forças.
Não só é realmente possível como é factível, isto é, de facto praticada e vivida.
 
Quanto aos abusos de menores, é uma imbecilidade atribuí-lo ao Celibato ou à Continência, deverá sim, pelo contrário, ser atribuído à falta de Celibato e de Continência.
 
À Honra e Glória de Cristo Ámen.

Padre Nuno Serras Pereira


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Também acho... Senhor Padre.
A falta de continência e de amor à Castidade é que provoca os desvios sexuais.
Para que nos deixou Jesus os Sacramentos?
O mal é que os recebemos sem Fé e sem amor.
Aos Seguidores de Cristo, Ele não promete vida fácil, mas, depois, sabe compensar!
Em vez de escutar as teorias do mundo, que rezem mais e leiam os Místicos!
É tudo uma questão de vontade, de decisão e de Amor a Deus e ao Seu Reino.
Se não, como poderiam viver os viúvos, os divorciados, os celibatários, sem opção?
Um vida dupla ou hipócrita?
" Se conhecesseis o Dom de Deus..."
O problema é que o Homem ainda não descobriu que quanto mais cresce em Deus, mais se
Diviniza e vive pelo Espírito.
E é precisamente isso que Ele pretende, porque no Céu não há vida sexual...seremos todos como Anjos!

Maria José Martins disse...


E mais, acabar com o Celibato dos Padres, somente, comprova, o retrocesso da Igreja, que, em vez de crescer em Espiritualidade, se materializa ou seculariza cada vez mais.
Não porque o Matrimónio não seja querido por Deus, não fosse ele um Sacramento...mas porque o que Jesus pretende, dos Seus Seguidores Sacerdotes, é que sejam como Ele "de corpo e alma", com TOTAL disponibilidade para a Implementação do Seu Reino, neste mundo!
Como pode um verdadeiro Sacerdote ENTREGAR-SE, assim, se o seu coração e a sua mente estiverem dependentes dos problemas familiares e, consequentemente, de TODAS as amarras que, daí, advêm? Se até, para um pai "normal", dada a conjuntura atual, isso se torna dificílimo...é somente ver, como estão as famílias pela falta de apoio e dedicação dos pais.
Já bastam as situações onde não existe alternativa, como nas profissões onde a presença constante do PAI não é possível!
E acho que já uma vez aqui escrevi o desabafo de alguém que fazia parte, nessa altura, da Organização dos "médicos sem fronteiras", em que ele dizia que AMAVA o que fazia, mas sentia-se FALHADO como PAI, porque tinha um filho de 2 anos, ao qual nunca pudera dar a devida assistência e acompanhamento, devido ao seu afastamento constante.

E o que responde Jesus ao "Jovem Rico"?
-"Uma coisa ainda te falta; queres ser PERFEITO? VENDE TUDO, dá-o aos pobres e, depois, VEM e SEGUE-ME!"

(..)"As aves têm o seu ninho e as raposas as suas tocas, mas o Filho do Homem nem sequer tem onde reclinar a cabeça!"--DISPONIBILIDADE CONSTANTE, sem qualquer tipo de dependência AFETIVA e MATERIAL: Jesus só dependia da Vontade do Pai.

Logo, acredito, que àqueles que se esforçarem, Jesus NUNCA lhes faltará, porque é na Fidelidade que Ele age!
E diz-nos Ele:
(..)" Há uma parte no Homem, que é divina: é a alma! Ela vem de Deus, do Verdadeiro Deus e, por isso, ela é divina. Uma pedra preciosa, VIVA no Homem, e que SE ALIMENTA de coisas divinas: a Fé, a Paz e a Verdade. A guerra não a perturba; a perseguição não a lesa; a morte não a mata...só o Mal, fazer aquilo que é MAU a fere ou mata e, até, a priva da Paz, que EU LHE DOU! Porque o Mal separa o Homem de Deus!--da Obra: "O Evangelho, como me foi revelado, de Maria Valtorta.
Mas como obter tudo isso? Claro, da ORAÇÂO!
Se Jesus, Homem/Deus, o fazia, a todo o momento, e até de noite...porque a largaram, tal como Nossa Senhora refere nas Suas Mensagens?
Assim, se Jesus promete dar a SUA PAZ, a todos que O buscam DE VERDADE, quanto mais não dará, àqueles que a Ele se LHE ENTREGAM DE CORPO e de ALMA, somente por AMOR?

Que TODOS os Sacerdotes, a quem Deus deu a GRAÇA de serem ESCOLHIDOS, se sintam PRIVILEGIADOS, em vez de COMPLEXADOS, porque estamos num tempo, em que Nossa Senhora nos pede para que redobremos de ORAÇÂO, por ELES, pois SATANÁS, mais do que nunca, os tentará SEDUZIR e ATACAR em todas as frentes, assim como, Àqueles que AINDA lutam por ser Fiéis a Cristo!
Neste momento, o seu alvo são TODAS, mas TODAS e TODAS as almas, que se esforçam por "remar contra a maré", embora a nossa OBRIGAÇÃO seja REZAR ARDUAMENTE, por TODOS!