sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Dia de São João da Cruz

No calendário tradicional, hoje é dia de São João da Cruz: fundador dos Carmelitas descalços (juntamente com Santa Teresa d'Ávila), doutor da Igreja, grande místico, etc.

Sendo um homem superiormente inteligente e sábio - consta que sabia a Sagrada Escritura praticamente de cor, assim como a Summa Theologiae, obra-prima de São Tomás de Aquino - era acima de tudo um homem santo e humilde. 

Pedia constantemente 3 coisas a Deus: que não deixasse passar um dia da sua vida sem lhe enviar sofrimentos, que não o deixasse morrer ocupando o cargo de superior e que lhe permitisse morrer humilhado e desprezado.

Um dos alertas que deixou aos seus filhos espirituais, e a todos nós, é que no fim da nossa vida seremos julgados pelo amor. O nosso juiz será Jesus Cristo, que morreu na cruz para mostrar que Ele é o amor por definição. E é à luz desse amor na cruz que será analisado tudo o que fizemos ao longo do tempo que nos foi dado aqui na Terra.


blogger

1 comentário:

Eduardo disse...

"...Porque ninguém se fie no bom entendimento ou nos dons que de Deus tenha recebido para pensar que, se tem afectos ou apetites, eles deixarão de o cegar e obscurecer e fazer pouco a pouco cair de mal em pior. Porque quem diria que um varão tão repleto de sabedoria e dons de Deus, como era Salomão, haveria de chegar a tanta cegueira e torpeza de vontade que erguesse altares a tantos ídolos e que ele mesmo os adorasse sendo já velho? E para isso bastou o afecto que teve às mulheres e não ter tido o cuidado de negar os apetites e deleites do coração. porque de si mesmo ele diz no Eclesiastes:" Que não recusou ao coração o que lhe pediu." E pôde este tanto lançar-se nos apetites, se bem que ao princípio tivesse cuidado, porque, no entanto, os não negou, eles pouco a pouco o foram cegando e obscurecendo o entendimento, a ponto de chegarem a apagar-lhe aquela grande luz de sabedoria que Deus lhe havia dado, de forma que na velhice deixou a Deus." (in "Subida do Monte Carmelo" - S. João da Cruz).