quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O Monge Cartuxo que morreu com uma espingarda na mão

O site CartusiaLover.Wordpress.com contou a história do Cartuxo Padre Pedro de Mortisac.

- Foi o último amante de Mata Hari, a famosa dançarina, atriz e agente secreta holandesa, e assistiu à sua execução pelos franceses em 1917.

- Pertencente a uma família francesa muito rica, Mortisac foi educado pelos jesuítas e tornou-se um mulherengo.

- Uma adolescente que ele tinha usado e descartado suicidou-se.

- Após a morte de Mata Hari, Mortisac vendeu tudo: um castelo perto de Paris, uma casa de campo perto de Londres e uma vivenda em San Sebastián.

- Antes de entrar na Cartuxa de Miraflores, em Burgos (Espanha), por volta de 1920, vagueia sem abrigo durante dias pelos subúrbios.

- Mais tarde, foi transferido para a Cartuxa de Aula Dei, em Saragoça, que foi atacada em Julho de 1936, durante a guerra civil espanhola, por criminosos comunistas, agora glorificados pelos regimes ocidentais.

- Os Cartuxos foram informados do assalto iminente e o prior ordenou aos monges que se vestissem como civis e que rapassem as suas tonsuras e barbas.

- Os monges mais jovens tentaram salvar os objectos de culto e negociaram para que o mosteiro da Cartuxa não fosse incendiado.

- Segundo uma história não confirmada, Mortisac recusou-se a sair e defendeu a casa de Deus com uma espingarda, mas foi assassinado.

in gloria.tv


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...


Por aqui se pode ver o poder da Conversão!