segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Bênção a "casais" do mesmo sexo?

Na declaração ‘Fiducia supplicans’, o Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé (CDF), em nome do Papa Francisco, diz que a partir de hoje um sacerdote pode abençoar uma união de pessoas do mesmo sexo.

Curiosamente, em 2021, a mesma CDF publicou uma declaração a dizer que “a Igreja não dispõe do poder de abençoar uniões de pessoas do mesmo sexo”. O que é que mudou? Mudou o Prefeito da CDF. Há 2 anos era o Cardeal Ladaria, agora é o Cardeal ‘Tucho’ Fernandez, até há poucos anos investigado pelo Vaticano por suspeita de heresia. Se tenho a fama mais vale ter o proveito, pensou Tucho, e desde que chegou ao Vaticano conseguiu aumentar ainda mais a confusão doutrinal.

O ponto 31 do documento hoje publicado sublinha que o objectivo não é equiparar estas uniões a casamentos (era o que faltava), mas sim que “tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido nas suas vidas e relações seja investido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo”.

Acontece que o problema na relação daquelas pessoas é exactamente a relação, que é contra a vontade de Deus. Por isso nada nela pode ser abençoada por Ele. Deus não pode abençoar o pecado. Sabendo isto, jamais se pode abençoar em conjunto, muito menos publicamente, duas pessoas numa união pecaminosa (ainda para mais sendo contra a natureza humana).

A bênção pode ser dada a cada um deles, em privado, a pedir que Deus lhe dê as graças actuais para que acabe com aquela união e abandone os comportamentos que só trazem infelicidade; neste mundo e muito mais ainda na vida eterna, que é a que realmente interessa.

É por amor a cada uma daquelas pessoas que a Igreja lhes tem de dizer claramente que nunca serão felizes indo contra os mandamentos de Deus. Nenhuma criatura, nem sequer a mais perfeita, pode compensar o que se perde quando se perde o amor de Deus. É trocar o infinito pelo finito, o eterno pelo instante.

Resumindo, nenhuma bênção é válida quando se trata de algo que Deus não quer. “E como é que sei que Deus não quer?” Basta ver o que a Igreja ensinou durante dois mil anos, que está em perfeito acordo com a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição, que, juntas, constituem a Revelação de Deus aos homens.


blogger

14 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente para muitos, medidas como esta são mais uma conquista, mas porque a sua ignorância e afastamento de Deus já é o que é.
De confusão em confusão, vemos esta igreja cada vez mais caótica, com um pastor que nos surpreende pela negativa, a cada momento, pois facilmente, dá o dito por não dito.
Será que pensa que todos somos patetas e não enxergamos o óbvio, que é preparar o golpe final?
O Papa Francisco faz- me lembrar alguém, como se dizia na minha terra, que quando lhe parecia mal, insultar , dizia: " chama- lhe, chama- lhe, porque eu não posso! "
Assim, salvaguardava sempre a sua cara...
E, pelo que constatamos, a tal " igreja " paralela, como avisa Santa Catarina Emerisch, está mesmo em construção.
Que Deus nos proteja.

Ana Soares disse...

Obrigada por este elucidativo texto. É reconfortante saber que ainda existe uma ala da igreja católica que nos dá esperança, força e coragem para lutar por aquilo em que acreditamos mesmo contra as altas hierarquias da igreja 🙏

Anónimo disse...

Pouco a pouco e como quem não quer a coisa...muito à moda subtil do maligno, a Pureza Doutrinal, que Jesus nos ensina e exige, vai- se perdendo nesta " igreja" que de Santo não tem nada.
Primeiro, a abertura às comunhões sacrilegas, desde que a União seja " por amorrrrr:,", depois com o mesmo argumento, às uniões de facto...e o que mais veremos!
Realmente, com tanta traição à Palavra de Deus, que é bem explícita, só falta mesmo o golpe final: reescreve- La e muda- La de vez, até Jesus voltar a pegar no chicote e expulsar para SEMPRE estes vendilhões do Templo!
Mas até lá, rezemos por eles e por nós, para que Deus nos dê paciência.

Anónimo disse...

Pode ser, mas muito padre e bispo na Cúria romana vai poder pedir agora a bênção. E como não é sacramento, continuam celibatários...

Anónimo disse...

O problema começou com a chegada desse Papa comunista ao Vaticano!! Ele não vale nada e como todo “bom” esquerdista quer impor suas ideologias!! Estamos realmente chegando ao fim dos tempos!!
Que Deus tenha misericórdia de nós!!!

Anónimo disse...

O problema é muito mais antigo, infelizmente. Tem também a ver com a natureza humana e o pecado original. No fundo é também a velha frase de Ortega y Gasset, que nunca pensei se aplicasse à hierarquia da Igreja por ela própria " "eu sou eu e as minhas circunstâncias e, se não as salvo, não me salvo a mim mesmo ".

Lari Oliveira disse...

DEUS, perdoa a ignorância do povo.Perdoa a insensibilidade que aumenta ,a tibieza que cresce e faz-nos enxergar que sem TI somos pó.
Somos nada.

Anónimo disse...

Mais propriamente, com a infiltração maçonica, de forma explícita, ou por simpatia, como afirmou Macron, relativamente aos seus políticos.
O Papa Francisco proibe a inscrição na Maçonaria, mas adere às suas ideias e põe- nas em prática.
E o mais grave é que persegue quem não alinha...

Eduardo disse...

"Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina. Desejosos de ouvir novidades, escolherão para si uma multidão de mestres, ao sabor das suas paixões, e hão-de afastar os ouvidos da verdade..." (2Tim.4,3-5)

Anónimo disse...

Agora não existirá mais igreja católica apostólica romana? A quem deveremos então ter obediência? Isso reforça o pensamento de que Bento XVI foi afastado Propositadamente e que Francisco não foi eleito mas sim indicado por uma ideologia diferente da tradicional. Estamos sem chão.

Anónimo disse...

Meu Deus já não me lembrava dessa Passagem!
Mais clara, não há !
Logo, só se engana quem quiser!

Anónimo disse...

Enquanto a Biblia , oficialmente, não mudar, assim como, o Catecismo da Igreja Católica, ainda temos essas referências para seguir.
Quando mudarem, assim como as Palavras da Consagração, aí, começará o Cisma oficial e só nos resta seguir a Deus , como nos alerta S. PAULO .
Isto é o que tenho ouvido dos padres fiéis.
Apesar de tudo, temos obrigação de rezar por todos.

Natália disse...

👍

Eduardo disse...

" E agora a vós, sacerdotes dou esta ordem: Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito a glória do Meu nome, diz o Senhor dos exércitos, lançarei contra vós a maldição e amaldiçoarei a vossa benção..." (Mal. 2, 1-3)