A Noruega, onde o Luteranismo varreu a Igreja no séc. XVI, é actualmente um dos países mais ateus do Mundo. Muitas ruínas de abadias e mosteiros católicos, destruídos durante a revolta protestante, continuam a dar um testemunho silencioso da fé.
Uma delas é a antiga abadia cisterciense de Munkeby, a norte de Trondheim, onde os monges regressaram, 500 anos depois. A abadia foi originalmente fundada por monges ingleses que viajaram até à Noruega para rezar no túmulo de São Olavo.
Em 2007, a abadia trapista de Cîteaux, em França, decidiu construir um novo mosteiro trapista em Munkeby, conhecido localmente como Munkeby Mariakloster, perto das ruínas da antiga abadia.
Em 2009, a abadia enviou quatro monges para Munkeby, incluindo os seus dois irmãos professos mais jovens. O novo mosteiro não poderia ser construído sobre as ruínas da antiga abadia por razões práticas e históricas, mas os monges encontraram um local adequado a uma curta distância. A igreja do mosteiro foi consagrada no dia 5 de Dezembro.
in gloria.tv
1 comentário:
E, por este andar, também nós lá chegaremos.
Enviar um comentário