Hoje é Sábado das Têmporas da Quaresma. Há quatro períodos de Têmporas, ao longo do ano, e estes dias são de jejum e abstinência.
Tempura é um dos pratos mais famosos do Japão. Se parece estranha a existência de alimentos fritos na cozinha tradicional japonesa, isso deve-se ao facto de a criação estaladiça ser, na verdade, de origem Católica e penitencial.
É surpreendente descobrir que uma das mais emblemáticas comidas japonesas não é de todo japonesa - é portuguesa. Em 1543, um navio chinês com três missionários jesuítas de Portugal dirigia-se para Macau, mas as más condições climatéricas desviaram-nos da rota para a ilha japonesa de Tanegashima. Estes três missionários são considerados os primeiros europeus a pisar o Japão.
Nos anos seguintes, centenas de outros missionários jesuítas portugueses chegaram ao Japão na sua esteira. Com eles, trouxeram a sua observância do jejum quaresmal e uma receita: peixinhos da horta, um prato tradicional da cozinha portuguesa de feijão verde frito.
Os missionários comiam o prato nos dias das Têmporas e durante toda a Quaresma, que era um tempo de abstinência. Quando os japoneses adoptaram o prato, e lhe acrescentaram a variedade de marisco disponível, adoptaram também o nome do latim tempora.
O intercâmbio cultural continuou durante quase cem anos até à sua expulsão em 1643, quando a crescente perseguição religiosa levou a que os católicos fossem declarados um perigo para a sociedade japonesa. A justiça poética da tempura foi feita quando o Shogun Tokugawa Ieyasu, que iniciou a perseguição aos Católicos, morreu por comer tempura em excesso.
adaptado de ucatholic
Sem comentários:
Enviar um comentário