sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Festa do Santíssimo Nome de Maria

A Festa do Santíssimo Nome de Maria, no dia 12 de Setembro, é uma data tradicional da Igreja Católica com profundo significado espiritual e histórico. A celebração começou na cidade espanhola de Cuenca, em 1513, como reconhecimento especial ao nome de Maria.

Inicialmente, foi uma comemoração local, mas logo se espalhou por toda a Espanha e depois, por influência da vitória cristã na Batalha de Viena em 1683, tornou-se uma festa universal, graças ao Papa Inocêncio XI. Nessa batalha, o rei polonês Jan Sobieski entregou suas tropas à protecção de Nossa Senhora e, ao atribuir a vitória à sua intercessão, o Papa estendeu a festa para toda a cristandade como ação de graças.

Ao longo da História, a festa passou por várias modificações de data e extensão: celebrada inicialmente a 15 de Setembro, passou para 17, com o Papa Sisto V, e, posteriormente, foi alargada à Arquidiocese de Toledo e a toda Espanha. Também recebeu permissão em ordens religiosas específicas e, finalmente, após a vitória de Viena, entrou no calendário universal da Igreja Católica.

O dia é marcado por Missas solenes, ladainhas e devoções especiais ao Nome de Maria, incluindo procissões e atos de consagração. Muitos fiéis rezam o Rosário, meditam sobre as virtudes de Nossa Senhora - fé, humildade, obediência.

Tradicionalmente, neste dia, invoca-se a protecção de Nossa Senhora sobre a Igreja, as Nações e as famílias. Em Roma, por exemplo, uma das igrejas do Fórum de Trajano é dedicada especialmente ao Nome de Maria.


blogger

Sem comentários: