quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

São Dâmaso, o primeiro Papa nascido na Lusitânia

São Dâmaso nasceu no ano 305 na Civitas Igaeditanorum, a antiga Egitânia, hoje chamada Idanha‑a‑Velha, na Beira Interior portuguesa. Era um homem de eminência e grande conhecimento das Escrituras. Em 381, convocou o Primeiro Concílio de Constantinopla, no qual se extinguiu a malvada heresia de Eunómio e Macedónio, que negava a Divindade do Espírito Santo.

Confirmou a condenação ao Sínodo de Rímini, que já tinha sido feita anteriormente pelo Papa Libério. Esse Concílio de Rímini (ano 359) foi uma victória parcial para os defensores da heresia ariana. E foi por causa deste Sínodo (no qual participaram Bispos do Ocidente) e do Sínodo de Selêucia (no qual participaram Bispos do Oriente) que São Jerónimo disse aaquela famosa frase: "O mundo gemeu e admirou-se de se ver ariano.

O Papa Dâmaso mandou construir duas Basílicas em Roma: a de São Lourenço, perto do Teatro de Pompeia, que enriqueceu com magnificência e anexou casas e fazendas; outra na via Ardeatina, sobre as Catacumbas. Também consagrou a Platónia, onde os corpos de São Pedro e São Paulo jazeram durante algum tempo, e decorou-a com elegantes inscrições poéticas compostas por ele. Escreveu a respeito da virgindade, tanto em verso quanto em prosa, e também muitos outros poemas sobre vários temas.

Estabeleceu que os falsos acusadores fossem punidos pelas ofensas que haviam falsamente levado a processo contra o próximo. Estabeleceu o costume, que já existia em muitas igrejas, de cantar os Salmos, tanto de dia quanto à noite, em coros alternados, e de ajuntar ao final de cada Salmo as palavras "Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo".

Foi por sua ordem que São Jerónimo reviu a tradução do Novo Testamento de acordo com o texto grego. Governou a Igreja durante 17 anos, 2 meses e vinte e 6 dias. Por 5 vezes, no Advento, fez ordenações de: 31 Sacerdotes, 11 Diáconos e 62 Bispos.

Por fim, adormeceu no Senhor, durante o reinado do Imperador Teodósio, com quase 80 anos de idade. Foi enterrado ao lado da sua mãe e irmã, na igreja que ele mesmo mandar construir na Via Ardeatina. As suas relíquias foram depois levadas para a Basílica de São Lourenço, que por isso é chamada "San Lorenzo in Damaso".


blogger

Sem comentários: