S. João Crisóstomo (cerca 345-407), bispo de Antioquia e de Constantinopla, doutor da Igreja
Sermão sobre o diabo tentador
Caminhos para entrar na vida eterna
Quereis que vos indique os caminhos da conversão? São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu. O primeiro caminho da conversão é a condenação das nossas faltas. “Aviva a tua memória, entremos em juízo; fala para te justificares!” (Is 43,26). E é por isso que o profeta dizia: “Eu disse: «confessarei os meus erros ao Senhor» e Vós perdoastes a culpa do meu pecado” (Sl 31,5). Condena pois, tu próprio, as faltas que cometeste, e isso será suficiente para que o Senhor te atenda. Com efeito, aquele que condena as suas faltas, tem a vantagem de recear tornar a cair nelas...
Há um segundo caminho, não inferior ao referido, que é o de não guardar rancor aos nossos inimigos, de dominar a nossa cólera para perdoar as ofensas dos nossos companheiros, porque é assim que obteremos o perdão das que nós cometemos contra o Mestre; é a segunda maneira de obter a purificação das nossas faltas. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós” (Mt 6,14).
Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e perseverante que tu farás do fundo do coração... O quarto caminho, é a esmola; ela tem uma força considerável e indizível... Em seguida, a modéstia e a humildade não são meios inferiores para destruir os pecados pela raiz. Temos como prova disso o publicano que não podia proclamar as suas boas acções, mas que as substituiu todas pela oferta da sua humildade e entregou assim o pesado fardo das suas faltas (Lc 18,9s).Acabamos de indicar cinco caminhos de conversão... Não fiques pois inactivo, mas em cada dia utiliza todos estes caminhos. São caminhos fáceis e tu não podes usar a tua miséria como desculpa.
Sermão sobre o diabo tentador
Caminhos para entrar na vida eterna
Quereis que vos indique os caminhos da conversão? São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu. O primeiro caminho da conversão é a condenação das nossas faltas. “Aviva a tua memória, entremos em juízo; fala para te justificares!” (Is 43,26). E é por isso que o profeta dizia: “Eu disse: «confessarei os meus erros ao Senhor» e Vós perdoastes a culpa do meu pecado” (Sl 31,5). Condena pois, tu próprio, as faltas que cometeste, e isso será suficiente para que o Senhor te atenda. Com efeito, aquele que condena as suas faltas, tem a vantagem de recear tornar a cair nelas...
Há um segundo caminho, não inferior ao referido, que é o de não guardar rancor aos nossos inimigos, de dominar a nossa cólera para perdoar as ofensas dos nossos companheiros, porque é assim que obteremos o perdão das que nós cometemos contra o Mestre; é a segunda maneira de obter a purificação das nossas faltas. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós” (Mt 6,14).
Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e perseverante que tu farás do fundo do coração... O quarto caminho, é a esmola; ela tem uma força considerável e indizível... Em seguida, a modéstia e a humildade não são meios inferiores para destruir os pecados pela raiz. Temos como prova disso o publicano que não podia proclamar as suas boas acções, mas que as substituiu todas pela oferta da sua humildade e entregou assim o pesado fardo das suas faltas (Lc 18,9s).Acabamos de indicar cinco caminhos de conversão... Não fiques pois inactivo, mas em cada dia utiliza todos estes caminhos. São caminhos fáceis e tu não podes usar a tua miséria como desculpa.
(fonte: EAQ)
5 comentários:
Inês, está muito bom!!
Onde encontraste este texto? Estava mesmo a precisar de ler uma coisa assim...
ups! foi no evangelho quotidiano, eu reencaminho-te o email
Mt bom: contrição, perdão, oração, esmola e humildade...grandes truques.
Vale a pena admirar a Liturgia de São João Crisóstomo, em http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/liturgia/a_divina_liturgia.htm
O facto de estar com sotaque brasileiro é esquecido mediante a beleza das orações...
João, tu já admiraste a liturgia de S. João Crisóstomo ao vivo!!
Embora não tenhas percebido as orações...
A liturgia de S. João Crisóstomo é a que é usada pelas igrejas de influência grega/bizantina. É o caso dos Melquitas, que se encontram principalmente no Médio Oriente.
O Padre Sírio, que esteve connosco em Sevilha, era Melquita e por isso a celebração que tivemos em Árabe, foi de S. J.C.
Aqui em Portugal, a comunidade de católicos ucrânianos celebram no rito de S.J. Crisóstomo, embora em ucrâniano. É possível organizar uma celebração em Português... uma coisa de cada vez! Lá chegaremos, é só esperar...
Entretanto, João, e mais quem quiser. Se algum dia quiserem organizar uma "excursão" para participar na Divina Liturgia dos Ucranianos, podíamos combinar.
Finalmente, só por curiosidade: Crisóstomo significa Boca de Ouro (Crisos - Ouro, Tomo - Boca). Ele era conhecido assim precisamente pela beleza das suas homilias!
Abraços a todos.
Filipe, não fazia ideia. Acho que o meu árabe tava um bocado enferrujado aquando da Missa em Sevilha. Mas esta liturgia é realmente bela!
Alinho nessa viagem ucraniana..just say when.
abraço
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