quinta-feira, 16 de abril de 2009

Padre Pio

Hoje comecei a investigar a vida deste que é considerado um dos maiores místicos dos nossos dias, pelo menos dos meus dias, que já sou velho.

É impressionante ver que, aparentemente, sem fazer nada de especial, celebrava missa de manhã e confessava, atingiu uma popularidade e uma fama de santidade quase globais. Por ordem dos seus superiores hierárquicos, esteve 10 (dez!) anos fechado na sua cela, podendo apenas celebrar a missa sozinho, e sem poder confessar ninguém. Facilmente se poderia ter armado em vedeta, poderia não aceitar a decisão injusta, e seria aclamado pela multidão. Mas a humildade e a obediência andam sempre juntas, e têm como destino a santidade.

João Silveira


blogger

11 comentários:

Domingueira disse...

A Maria durão é que é fã dele. Há um ano que a ouço falar do Padre Pio.

Por acaso, há bocado tive com um livro dele na mão - Padre Pio - A autobiografia secreta. Mas... No guito, no livro! C'est la vie...

Pe Duarte Andrade e Sousa disse...

Podes ver no youtube as últimas Missas celebradas por ele... coitado, faz um bocado confusão porque é um barulhão enorme das pessoas que o queriam ver!
O Padre Pio tem uma história de vida muito interessante, vale a pena saber mais!

Inês disse...

eu li mega biografia dele! Indescritível.

Pacheco, o livro era da Bizantina!!!

Tiago disse...

Eu também já investiguei umas coisas dele há uns tempos!
No youtube vi imagens duma Missa celebrada por ele em que se vêem as mãos com panos, por causa das chagas.
E sabiam que ele celebrou Missa ao mesmo tempo num dia de Natal para militares italianos durante a 2ª Guerra e num outro sítio qualquer? Tinha o dom da ubiquidade!

Anónimo disse...

É verdade Mariana!
Li um livro sobre ele e fiquei fascinada. E agora há um filme sobre ele, longuíssimo! 3 horas cada parte. Podemos combinar uma maratona e ver.

Há imensas coisas fantásticas na vida dele. Inclusivamente ter conhecido um jovem Padre chama Karol Wojtyla e ter dito para o lado que seria Papa!

Domingueira disse...

Inês, estou agora na Bizantina... Onde é que esse livro já deve estar... Eu estive com o livro na mão na Bulhosa.

Maria, não te sabia fã de maratonas de filmes. Podemos combinar a maratona Padre Pio. E noutro dia a maratona Senhor dos Anéis ;)

Inês disse...

esse livro está cá em casa! eu comprei-o! com o devido desconto de "funcionária" eheh

João Silveira disse...

custou 1 centimo?

Catarina Nicolau Campos disse...

O seu sucessor esteve cá há pouco tempo, para promover a "Armatta Bianca", o "exército" que se está a formar com a recitação do terço pelas crianças..D. Giovanni, creio eu

Domingueira disse...

João, a livraria Bizantina é uma grande defensora da cultura a baixo custo. Que ninguém deixe ler um livro por n ter dinheiro. A Inês deve ter pago 4 ou 5 cêntimos pelo livro!

Inês, se o livro está em tua casa... Quando me emprestas?

João Silveira disse...

Essa livraria patrocina o espírito senza