quarta-feira, 17 de março de 2010

Cardeal Newman a caminho dos altares




John Henry Newman, nasceu em 1801 e foi universitário, fundador do “Movimento de Oxford”, pastor anglicano, escritor e viajante. O conhecimento profundo dos escritos dos Padres da Igreja, no quadro das controvérsias dos primeiros séculos do cristianismo, tornou-se chave para a sua busca da verdade e para a estrutura o seu pensamento. Converteu-se ao catolicismo em 1845. Foi feito cardeal em 1879. Tomou seu lema da Ilíada: “Saberão agora a diferença”. Foi para o Céu em 1890.

Sobre ele escreveu Joseph Ratzinger:

“Quando em 1947 continuei em Munique os meus estudos, encontrei no professor de teologia fundamental um culto e apaixonado seguidor de Newman. Ele apresentou-nos a Gramática do Assentimento e com ela a modalidade específica e a forma de certeza própria do conhecimento religioso. […] Com isto ele pôs nas nossas mãos a chave para inserir na teologia um pensamento histórico, ou melhor: ele ensinou-nos a pensar historicamente a teologia, e precisamente desta forma, a reconhecer a identidade da fé em todas as mutações.
Parece-me que o contributo de Newman ainda não foi completamente utilizado nas teologias modernas. Ele contém em si ainda possibilidades frutuosas, que aguardam ser desenvolvidas.
Newman expôs na ideia do desenvolvimento a própria experiência pessoal de uma conversão jamais concluída, e assim ofereceu-nos a interpretação não só do caminho da doutrina cristã, mas também da vida cristã. […] Newman pertence deveras aos grandes doutores da Igreja, porque ele toca ao mesmo tempo o nosso coração e ilumina o nosso pensamento.”


blogger

Sem comentários: