domingo, 27 de janeiro de 2013

O Dress Code para o Vaticano: Devia ser universal?


O dress code de modéstia obrigatório para entrar na Basílica de S. Pedro proíbe:

  • chapéus para leigos dentro da basílica
  • calções/saias acima dos joelhos
  • camisas/camisolas sem mangas
  • camisas/camisolas que expõem o umbigo
  • camisas/camisolas para as mulheres que apresentem relevo
  • camisas/camisolas com coisas profanas
  • excesso de jóias
  • o uso de telemóveis também é proibido, assim como fumar.
Na minha humilde opinião de leigo, este mesmo dress code devia ser impresso e afixado na porta de todas a Igrejas Católicas na Terra... O vestuário imodesto que se vê  aos Domingos passa o limite.

O pior é que as pessoas (especialmente as mães) costumavam ter um sentido culto de decência. Hoje em dia isto perdeu-se de tal modo que os homens e mulheres crescidos não vêem nada de mal em entrar numa igreja meio vestidos. A solução não é julgar e envergonhar os outros, mas trazer uma reeducação sobre o que é modesto e apropriado.

PS: Palavras de Nossa Senhora de Fátima em 1917: "Certos estilos e modas estão a ser introduzidos que ofendem gravemente o Meu Divino Filho." by Taylor Marshall


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim, devia ser universal como norma de decencia, bom senso e ate de bom gosto. Ve-se com cada uma por ai...
Sim, devia ser universal em termos de lugar de culto. Se as pessoas nao tem limites haja "alguem" que lhos imponha, que faca como um pai costuma fazer e lhes diga, "Queres fazer, faz la fora mas AQUI NAO."
O problema e que isso estimula a criacao de geracoes com comportamento duplo ou esquizofrenico como as mulheres da Assembleia de Deus. Ao Domingo nao usam calcas, brincos nem pinturas mas durante a semana andam como as outras. O ideal seria faze-las compreender o porque desse dress code. Talvez umas aulas de catecismo a serio, para pais e filhos, ajudasse mais a repor a decencia.

João Silveira disse...

Tem toda a razão, Regina.

Anónimo disse...

Ah sim, porque Jesus não veio para os pecadores, Ele veio foi para puritanos como vocês... Os puritanos são os piores, são como erva daninha