segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mentira e verdade

No Dia Internacional da Mentira, 1 de Abril, professamos a maior verdade de todos os tempos: a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. Um modernismo destruidor, baseado no agnosticismo, propugna uma visão de mundo sem Deus. A partir desta falácia mentirosa, ou “segunda realidade”, para empregar uma expressão a gosto de alguns filósofos cristãos, tudo o mais na vida se baseia na mentira ou nas meias-verdades, que também são mentiras. 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6). Temos de acatar obsequiosamente a  doutrina de Jesus tal como ela é, sem a impregnar de inverdades. Assim, a partir da mentira da salvação fora da Igreja Católica, temos de reiterar a verdade de que fora da Igreja, ou sem alguma relação com ela, não há salvação; da mentira das heresias, temos de reforçar a verdade da verdadeira fé, salvaguardada principalmente pelo Papa; da mentira da inexistência do diabo, temos de alertar para a actuação maléfica dos demónios no mundo; da mentira da relação homossexual, temos de apresentar a verdade do amor heterossexual, entre um homem e uma mulher; da mentira do direito da mulher grávida a dispor do seu corpo, temos de inculcar a verdade da autonomia biológica e existencial do nascituro; da mentira do prazer pornográfico, temos de reintroduzir a verdade de que o sexo deve ser praticado apenas no matrimónio; por fim, da mentira do relativismo, temos de expor a verdade clarividente do evangelho de nosso Salvador.

Talvez cada dia 1 de Abril seja mesmo uma oportunidade para identificarmos as mentiras ao nosso redor e mudá-las pelas verdades que, por vezes doem, mas libertam, conforme nos ensinou Jesus: “A verdade vos libertará” (Jo 8,32). 

Edson Sampel in Zenit


blogger

Sem comentários: