domingo, 9 de fevereiro de 2014

Qual destas igrejas vos parece mais bonita? E se vos disser que é a mesma?

Qual destas igrejas vos parece mais bonita? Qual é que vos ajuda mais a viver o mistério do outro mundo que se vive na Missa? Não é preciso ter tido aulas de arquitectura nem de estética nem sequer de liturgia, basta apenas olhar e ver.


Quando o Pe. Demétrio Gomes chegou à paróquia que se lhe foi designada, encontrou-a como vemos na imagem de cima. Em apenas dois meses (quase) tudo mudou. Eis o testemunho do Pe. Demétrio:


"Todas as pessoas que frequentam a paróquia estão mais do que felizes com o novo presbitério. O número de fiéis multiplicou. Posso garantir-lhe que os fiéis sentem-se muito melhor acolhidos que antes! São pobres, mas têm fé e com muito bom grado dão o seu melhor para Deus. Precisava ver a alegria e as lágrimas de emoção nos rostos dos fiéis na noite de Natal! 


O padre não impôs nada, apenas propôs e todos deram do seu pouco com muita alegria, e estão santamente orgulhosos, sentindo-se valorizado depois de anos…


O presbitério não tem nada de caro, não tem ouro nem nada precioso a não ser o Santíssimo Sacramento. Simplicidade não significa desleixo e mal trato com as coisas sagradas, muito menos com o Corpo do Senhor! 

Além do mais, não há verdadeiro amor aos pobres sem a primazia do amor a Deus. Quando se inverte a ordem, deixa-se de amar a Deus, e o suposto amor aos pobres se converte em uma perversa ideologia que além de não comunicar-lhes o Evangelho, engana-lhes prometendo um paraíso terrestre. 

Nunca vi uma paróquia que trate sem zelo as coisas de Deus cuidar dos seus pobres. O contrário? Tenho muitíssimos exemplos..."

Um bom exemplo que deveria ser seguido por muitas igrejas em terras lusitanas


blogger

4 comentários:

Manalena disse...

Em terras lusitanas, como dizes, estamos a tentar :)

http://www.snpcultura.org/faculdade_arquitetura_lanca_segunda_edicao_curso_arquitetura_igrejas.html

e já vai na 3ª edição. Eu fiz o curso, e tenho um projecto em mãos, pronto, a ser realizado dentro em breve.
Do que estamos à espera? De que a outra paróquia do mesmo Padre acabe as obras, porque também está a ter a sua renovação!! :)

João, há esperança!!! ;)

Anónimo disse...

Aos poucos as novas gerações de padres estão a recuperar a riqueza da liturgia latina, reconstruir o que outros destruíram. E povo gosta. É incrível a quantidade de pessoas que me dão os parabéns por andar de Batina, de dar a Sagrada comunhão na Boca, sem ministros extraordinários etc.
Pd joão

Pedro Aperta disse...

Boa tarde Madalena,

Li aqui na pagina Senza Pagare, que tem um projecto em mãos para reabilitar uma igreja. Seria possível entrar em contacto comigo, através do email: pedro.aperta.fotografia@gmail.com

com os melhores cumprimentos,
Pedro Aperta

Unknown disse...

Manalena, tenho interesse no curso. Você sabe quando vão abrir novas inscrições?
Obrigado!
meu email: macielzt@gmail.com