terça-feira, 11 de março de 2014

D. Álvaro del Portillo explica como santificar o trabalho

Hoje, dia 11 de Março de 2014, faz 100 anos que nasceu o Venerável Álvaro del Portillo, 1º sucessor de S. Josemaria à frente da Prelatura do Opus Dei, que será beatificado no próximo dia 27 de Setembro.

Em comemoração do centenário do seu nascimento fica aqui um filme em que D. Álvaro explica como se deve fazer para santificar o trabalho:


(se não aparecerem legendas em português, podem-se activar em baixo à direita)

O actual Prelado da Obra, D. Javier Echevarria, também disse algumas palavras interessantes sobre D. Álvaro:
Sempre que ocorria algum aniversário importante, D. Álvaro costumava dirigir-se ao Senhor com esta oração: «Obrigado, perdão, ajuda-me mais». É natural supor que também atuasse de modo semelhante na efeméride do seu centenário. Aquelas palavras são uma excelente oração para nos dirigirmos à Santíssima Trindade: agradecendo os benefícios recebidos – são tantos!, muitos mais do que podemos imaginar – ; pedindo perdão pelas nossas faltas e pecados; solicitando a Sua ajuda para continuar a servir, mais e melhor, como servos bons e fiéis.  
Há anos, noutro aniversário desta data, D. Álvaro detinha-se a recordar o tempo decorrido. As suas considerações podem servir-nos para também nós falarmos com Deus, sobretudo quando, seja pelo que for, nos saltem aos olhos as nossas faltas e debilidades de forma mais patente. Eram e são expressões que enchem de esperança. «Ao contemplar o calendário da minha vida, dizia, penso nas folhas passadas. São passadas mas não atiradas ao cesto dos papéis, porque perduram aos olhos de Deus. Tantos benefícios do Senhor! Já antes de nascer me preparou uma boa família cristã, que me proporcionou uma boa formação. Depois, tantos acontecimentos que marcaram a minha existência. Acima de todos, o encontro com o nosso Padre, que mudou por completo a minha vida, de forma muito rápida. E os quase quarenta anos de contacto próximo e constante com o nosso Fundador…».
in opusdei.pt


blogger

Sem comentários: