segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Papa Francisco, as excomunhões e os católicos-camaleões

 O Papa Francisco afirmou há pouco tempo, numa homilia, que os mafiosos estavam excomungados. Ouviu-se um aplauso geral em relação a esta “medida” (que será mais uma constatação), mas até aí tudo bem. 

O problema é que muitos dos primeiros a aplaudir o discurso do Papa são os mesmos que, nos últimos 50 anos, repetiram ad nauseam que a excomunhão era um “instrumento medieval”, que “Deus é amor” e por isso não se pode excomungar ninguém, que “o que interessa é a misericórdia e não as leis”, que “a Igreja tem que ser inclusiva e não exclusiva”, e outros mil chavões próprios de quem quer trocar a razão pela emoção.


Estes “católicos do Maio de 68” não conseguem discordar do Papa Francisco, ao contrário do que fizeram com os Papas que o antecederam, por isso correram a apoiar a excomunhão aos mauzões dos mafiosos.


Pois é, meus caros, mas não são só os mafiosos que estão excomungados automaticamente. O mesmo acontece, por exemplo, com quem faz um aborto (cân. 1398 do Código de Direito Canónico), e com quem negou a fé católica (apóstata da fé), quem negou alguma verdade de fé (herege) ou quem rejeita o Primado de Pedro e se afasta da Igreja Católica (cismático), como se pode ler no cân. 1364 § 1.

Tentar contrapor a excomunhão ao amor ou à misericórdia não faz qualquer sentido porque essa pena tem dois motivos:

- Medicinal em relação ao próprio, que, vendo a gravidade das suas acções, poderá mais facilmente perceber que errou e arrepender-se;

- Preventivo em relação aos que poderiam seguir aquela pessoa, caso não tivessem sido avisados dos perigos, e com isso perder as suas almas.

E isto tanto vale tanto para os mafiosos como para qualquer caso previsto com a pena de excomunhão. Resta saber se esses outros casos também são dignos de aplauso.

João Silveira


blogger

6 comentários:

Passas disse...

Like!

Anónimo disse...

Mas quem se excomunga ainda se pode arrepender e pedir para voltar à comunhão?

João Silveira disse...

Pode e deve! Daí ser um remédio.

Anónimo disse...

Sua Santidade sabe o que faz. O Espírito Santo o ilumina. Deus ocubra de bençãos.

Anónimo disse...

Quem nega a fé católica ou negou alguma verdade da fé e se arrepender, confessar, também está excomungado?

João Silveira disse...

Depende se a negação foi pública ou privada.