quarta-feira, 16 de julho de 2014

René Sebastian Fournié, o Padre Surfista

O Padre René Sebastian Fournié faz apostolado entre os surfistas, no contexto da nova evangelização: uma forma de promover a Igreja Católica e a fé em países tradicionalmente cristãos que têm vindo a sofrer com a laicização. Esta missão foi-lhe confiada em 2012 pelo Bispo Aillet, bispo de Bayonne, Lescar e Oloron.

Antes de surfar nas praias bascas, o Padre Fournié teve aulas de surf em Anglet e Biarritz. O próprio conta como tudo começou: 

"No início eu estava com medo de não conseguir, apesar de estar habituado a esquiar. Mas pratico esgrima desde os 7 anos de idade. No entanto, a posição dos pés sobre a prancha é o mesmo, e isso ajudou-me. Mas ainda sou um novato ..."

Quando começou a falar com os surfistas, eles ficavam um pouco surpresos de o ver com a veste talar (batina). Conta o Padre Fournié: 

"É um sinal visível que me permite participar em óptimas conversas com pessoas que não vão à igreja. Isto é o oposto de um obstáculo. Em Roma, onde vivi durante seis anos, existem cada vez mais Padres de batina. Isto confirma-se com o contacto com os surfistas. O diálogo desenvolveu-se muito rapidamente, porque eles são pessoas que têm um profundo respeito da natureza e as leis da natureza. Começamos com a natureza, e chegamos ao Autor da natureza!", diz o Padre, que mantém o seu cabeção mesmo dentro de água.

O diálogo parece ter vindo a desenvolver: "Alguns começaram a ir à Missa na catedral e até houve quem me pedisse para servir à Missa".

O Padre Fournié é de Paris, e foi ordenado sacerdote no ano de 2007 em Bordéus. Ele colabora na diocese de Bayonne desde 2011, onde desempenha três papéis: capelão da catedral, professor de teologia no seminário, e juiz do tribunal eclesiástico, que trata quase exclusivamente de declarações de nulidade.

Participou nas "manifestações por todos", contra o casamento gay, e também numa vigília na cidade de Bayonne, com alguns surfistas.


blogger

Sem comentários: