sábado, 27 de dezembro de 2014

A Cúria tem "15 doenças". E tu?

Nos últimos dias, além do rebuliço natalício, aconteceu um rebuliço extra porque o Papa Francisco denunciou as “15 doenças da Cúria”. O apoio às palavras do Papa foi total e os comentários unânimes, afinal de contas todos sabemos que aquela gente da Cúria é do piorio!

É fácil pensar assim: eles são maus por isso têm que mudar, eu sou bom por isso posso continuar na mesma. Mas isto está errado! As “15 doenças” enunciadas pelo Papa não são da Cúria, são minhas e são tuas, são nossas.

Eu revejo-me em muitas daquelas “doenças” e percebo que tenho que ir ao Médico o mais depressa possível. Preciso de ser curado, preciso de ser acompanhado...sozinho não consigo.

A nossa salvação depende cerca de 0% da forma como os membros da Cúria levam as suas vidas pessoais e depende cerca de 100% da forma como levamos as nossas.

A resposta à graça de Deus e as lutas de cada um de nós contra as suas próprias “doenças” é incomparavelmente mais importante para o seu destino do que as “doenças” desta Cúria ou de outra que venha a seguir.

João Silveira


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Bendito Papa Francisco, que Deus o ajude na sua missão.

Ficará para a história como um dos Papas mais reformadores da Santa Igreja. Precisamos de mensagens como a que Francisco agora deixou.

Caro João Silveira, todos nós temos 15 ou mais doenças espirituais, mas por alguma razão Francisco se concentrou na sua Cúria. Talvez porque o exemplo da Cúria não valha 0% nas nossas vidas, mas quiçá uns 10% para uns, 50% para outros, ou uns míseros 1%. Mas 0%, nunca. Estou certo que o João, como cristão, concordará comigo. Mas concordo consigo, não devemos centrar-nos apenas na Cúria.

Um abraço natalício e uma saudação cristã, plena de alegria, pela marca já bem profunda que Francisco nos está a deixar.