quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conselhos do Cardeal Van Thuan aos jovens

No final do seu livro dedicado aos jovens Cristãos, para os fortalecer através do seu testemunho de vida nas prisões do Vietname, o Cardeal Van Thuan deixa uma série de pequenas mensagens.

Esta mensagens, diz ele, servem para os jovens as meditarem pelo menos todas as semanas e assim manterem vivo o fogo da santidade.

Aqui ficam algumas:

  • Atém-te firmemente a um único princípio orientador: a oração. Ninguém é mais forte do que a pessoa que reza, porque o Senhor  prometeu que concederia tudo àqueles que rezam. Quando estais unidos em oração, o Senhor está presente no meio de vós (Mt. 18, 20). Aconselho-te do fundo do coração: além do tempo da oração 'oficial', retira-te todos os dias uma hora, ou melhor ainda, duas, se puderes, para a tua oração pessoal. Garanto-te que não será tempo perdido. Na minha experiência, em todos esses anos, pude comprovar as palavras de Santa Teresa de Ávila: "Quem não reza não precisa que o demónio o desvie do caminho: lançar-se-á por si mesmo no inferno."
  • Segue lealmente um único chefe: Jesus Cristo e os seus representantes: o Santo Padre, os bispos, sucessores dos Apóstolos (Jo 20, 22-23). Vive e morre pela Igreja, como fez Cristo. Não penses que é só o morrer pela Igreja que exige sacrifício: também o viver pela Igreja o requer em alto grau.
  • Cultiva um amor especial por Maria. São João Maria Vianney confessava: "Depois de Jesus, o meu primeiro amor é Maria." Se a escutares, não te desviarás do caminho; tudo o que empreenderes em seu nome não fracassará. Honra-a e ganharás a vida eterna.
  • A tua única sabedoria será a ciência da cruz (1 Cor 2, 2). Olha para a cruz e encontrarás a solução para todos os problemas que te assaltam. Se a cruz é o critério sobre o qual baseias as tuas escolhas e as tuas decisões, a tua alma estará em paz.
  • Há um único mal que tu deves temer: o pecado. Quando a corte do imperador do Oriente se reuniu para discutir a punição a ser infligida a São João Crisóstomo pela franca denúncia dirigida à imperatriz, foram sugeridas as seguintes possibilidades:
    • a) metê-lo na prisão; "mas - diziam - ali terá a oportunidade de rezar e de sofrer pelo Senhor, como sempre desejou;
    • b) exilá-lo; "mas, para ele, não há lugar onde o Senhor não esteja."
    • c) condená-lo à morte; "mas assim tornar-se-á um mártir e satisfará a sua aspiração de ir ter com o Senhor."
"Nenhuma dessas possibilidades constitui para ele uma pena; ao contrário, aceitá-las-á com alegria."
    • d) há uma única coisa que ele teme muito e que odeia com todo o seu ser: o pecado; "mas seria impossível forçá-lo a cometer um único pecado!"
Se temes apenas o pecado, a tua força será incomparável.

Cardeal Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, Cinco pães e dois peixes


blogger

Sem comentários: