sábado, 12 de setembro de 2015

A aprender muito antes de nascermos - Scientific American

No seu número de Julho de 2015, a revista Scientific American revela estudos recentes que mostram que o bébé na barriga da mãe está há muitas semanas a aprender coisas novas.


O subtítulo da notícia diz que "nós começamos a aprender palavras, preferências de comida e a coordenar a mão e os olhos muito antes de nascermos."


Explica o artigo:
"Os recém-nascidos dificilmente podem ser vistos como tábuas rasas sem conhecimento ou experiência, algo contrário às noções históricas sobre a mente de uma criança. A percepção sensorial e a aprendizagem começam no ventre, como tornou mais claro que nunca o recentemente revigorado estudo da percepção dos fetos.  (...)"

"Aparelhos não-invasivos conseguem agora  medir a actividade eléctrica do cérebro em desenvolvimento de um feto ou recém-nascido. As ideias recentes adquiridas através dessas ferramentas apresentam uma imagem rica de como um feto usa o seu cérebro e sentidos em nascimento para aprender sobre si mesmo e o mundo exterior muito antes de nascer."

Talvez não seja preciso dizer, mas este é o caso de qualquer bébé na barriga de qualquer mãe, independentemente de como ou onde foi concebido.

Lembra o artigo que "tão cedo como às 7 semanas após a fertilização, os fetos começam a mexer-se. Ao crescerem balançam o cordão umbilical, trepam as paredes do saco amniótico e põem os seus membros na boca."




blogger

Sem comentários: