sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Porque é que a Teologia do Corpo interessa tanto aos jovens?

A maior parte dos Cristãos em Portugal já ouviu falar de Teologia do Corpo, mas a maior parte não sabe bem o que é.
Isto é normal, dado que é um tema muito recente.

A Teologia do Corpo começou a ganhar fama com as catequeses dadas nos primeiros anos do pontificado de S. João Paulo II pelo próprio Santo Padre, em Roma. As catequeses são de tal maneira profundas e complexas que nos anos que se seguiram vários teólogos, especialmente americanos, mas não só, se dedicaram a explicá-las de uma forma acessível a toda a gente - Católicos e não Católicos.

Interessa a todos porque veio revelar que o corpo humano, o nosso, de cada um, tem um significado muito mais profundo do que parece. Os nossos gestos e actos físicos têm algo de divino. A Teologia do Corpo vem recordar o ponto que atrai tantos homens ao Cristianismo, mesmo sem o perceberem explicitamente - o Cristianismo é bom porque através da nossa humanidade, aquilo que é mais normal em nós, podemos chegar a Deus e chegar a conhecê-l'O. A verdade é que o próprio Deus decidiu ter um corpo.

Além disso, a Teologia do Corpo explica porque é que um dos actos humanos mais falados em toda a nossa sociedade - as relações sexuais - é assim tão falado: há qualquer coisas de Misterioso neste gesto. Mais ainda, a Teologia do Corpo fecha o assunto e explica que as relações sexuais não têm nada a ver com um acto animal - porque são muito humanas, quando vividas em plenitude.

Isto é tão importante e interessante que por todo o mundo têm aparecido pessoas a explicar Teologia do Corpo, a dar conferências e a escrever livros, e a organizar grupos de estudo. Os jovens especialmente têm estado interessados nisto. A proposta que a Igreja faz ao nosso corpo, quer seja no namoro/casamento, quer no celibato é muito exigente - e é isso que atrai. Ao estudá-la veremos que é a única que nos conduz a uma verdadeira felicidade.

Em Portugal têm também aparecido pessoas a formar-se neste tema e a divulgá-lo.
Neste site poderão encontrar alguns dos grupos que mais tem feito isso em Portugal:

No entanto, ao contrário de outros países, ainda há muito pouco material português capaz de um livro. Felizmente já há bons livros traduzidos e já temos as catequeses do Papa editadas em livro, assim como um recente e óptimo livro do Pe. (Mons.) Duarte da Cunha, mas ainda falta produção original nossa totalmente dedicada à teologia do Corpo.

Mas as coisas podem estar a mudar em breve. Fiquem atentos.

Por fim, fica aqui um pequeno filme do famoso Jason Evertt que mostra o interesse da Teologia do Corpo para os jovens:



blogger

Sem comentários: