segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Teologia do Corpo: Novo livro em Portugal

[Post Actualizado]

O livro já está disponível e pode ser comprado (24€) através dos seguintes contactos:
comercial.laisnova@gmail.comtelm: 965027323tel: 222010449

[Post original]

A Criação de Adão, o Primeiro Homem
Teto da Capela Sistina - o "Santuário da Teologia do Corpo", segundo S. João Paulo II
Vai ser lançado este mês um livro novo escrito em português sobre Teologia do Corpo. 

Como se disse há uns dias, esta publicação é inédita, pois será, juntamente com o livro de Mons. Duarte da Cunha, um dos primeiros livros de Teologia do Corpo em Portugal.

Na verdade, este será o primeiro totalmente dedicado a explicar a Teologia do Corpo a qualquer pessoa, com base nas catequeses de S. João Paulo II.

O livro é escrito pelo Pe. João Paulo Pimentel, um dos sacerdotes que falou no IVth International Symposium on Theology of the Body, em Fátima, 2013. Na altura o blog Senza publicou a sua conferência em vídeo, que voltamos a recomendar:

Explica o Pe. Pimentel no prólogo do livro:
"Como tive ocasião de explicar na breve intervenção do 4º Congresso Internacional da Teologia do Corpo, realizado em Fátima no ano 2013, as minhas palavras não são tanto as de um académico, mas mais as de um sacerdote que deseja ter em mente os problemas das pessoas. Procurei, em cada capítulo, levantar uma ou várias questões que pudessem estar presentes no coração das pessoas correntes e que tivessem que ver com o conteúdo das audiências. Penso que esta metodologia pode facilitar que mais gente queira ler e entender as catequeses, se souber que elas vão dar respostas a perguntas concretas que estão no seu coração. 
Precisamente por isso, não me senti na obrigação de resolver todas as questões – interessantíssimas – relacionadas com as catequeses. Desejei, por um lado, dar pistas e esquemas que facilitem a sua leitura integral, e, por outro, levantar um pouco o véu deste magnífico corpo doutrinal."
Pode-se dizer que este livro é "sobre o homem e sobre a transformação de todo o seu ser pela graça do Redentor". E continua o autor:
"A planetária difusão da mentalidade divorcista e contracetiva é, a meu ver, um gemido da humanidade que espera pela redenção do corpo (cfr. Rom 8, 23). A grande maioria preferiria, certamente, não ter de recorrer ao divórcio ou aos contracetivos, mas vêem neles recursos inevitáveis. Até mesmo muitos católicos. Espero que estas páginas, que procuram apoiar-se nas catequeses de João Paulo II sobre a teologia do corpo, contribuam, pelo menos, para fazer desejar que a Redenção de Cristo possa chegar à última orla da vida de cada um, com as inevitáveis consequências na vida conjugal e familiar."
O livro só vai estar disponível nas livrarias no final do mês e, a seu tempo, informaremos sobre as sessões de apresentação. No entanto, divulgamos já hoje, no dia da Exaltação da Santa Cruz, o prólogo e o índice do novo livro.

Prólogo e Índice de
João Paulo Pimentel, Glorificai a Deus no vosso corpo: Conceitos e perspectivas da teologia do corpo. Editorial Aster (2015):





blogger

Sem comentários: