quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cardeal Sarah: desde o Concílio uma grave crise atingiu a Igreja

A liturgia da Igreja foi afectada por uma “grave e profunda crise” desde o Concílio Vaticano II, disse o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
“É preciso reconhecer que a grave e profunda crise que atingiu a liturgia e a própria Igreja desde o Concílio se deve ao facto de que o seu centro já não é Deus e a adoração a Ele prestada, mas sim os homens e a sua suposta capacidade de “fazer” algo para se manter ocupado durante as celebrações eucarísticas.”
O Cardeal fez estas declarações num recente colóquio na Alemanha para comemorar o 10° aniversário do motu próprio do Papa Emérito Bento XVI, Summorum Pontificum, que permitiu um maior uso da Missa tradicional.
O Cardeal Sarah disse que não pensava que a extensão deste problema fosse reconhecida na Igreja:
“Ainda hoje, um número significativo de líderes da Igreja subestimam a grave crise que atravessa a Igreja: o relativismo no ensino doutrinário, moral e disciplinar, graves abusos, a dessacralização e banalização da Sagrada Liturgia e uma visão meramente social e horizontal da Missão da Igreja.”
Sua Eminência também pontuou como problema a falta de fé nos ensinamentos da Igreja sobre a Eucaristia, tanto por parte do clero como dos leigos.
“A grave crise da fé, não só a nível dos fiéis cristãos, mas também e sobretudo entre muitos sacerdotes e bispos, tornou-nos incapazes de compreender a liturgia eucarística como um sacrifício, como o acto da entrega de uma vez por todas de Cristo pela humanidade no sacrifício da cruz de maneira cruenta, por toda a Igreja, e através de diferentes épocas, lugares, povos e nações”.
Está disponível na íntegra e em inglês a conferência dada por Sua Eminência no site Catholic World Report.
O Cardeal Sarah serve como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos desde 2014, quando foi nomeado para esse cargo pelo Papa Francisco. Nascido na Guiné, ele é um dos bispos africanos mais importantes na Igreja.
Adaptado de ChurchPop


blogger

1 comentário:

Jose Lourenco disse...

NÃO FOI ISSO QUE D.LEFEBVRE ALERTOU E AVISOU?
Não foi esse o combate deste grande bispo D.Lefebvre?
Se não fosse D.Lefebvre hoje tudo se tinha perdido.
Na verdade a FSSPX é a arca que a Divina Providência suscitou para guardar o Depósito da Tradição teológica e da Tradição Litúrgica.
A seu tempo, como se passou com S.Atanásio, a Igreja elevará D.Lefebvre aos altares.