terça-feira, 5 de julho de 2022

A influência de um Sacerdote na vida dos seus paroquianos

Relato de um viajante que passou por Ars, à época de São João Maria Vianney, o Cura d'Ars: Três homens arrastavam com dois cavalos uma árvore cortada. Chegando a um riacho, o Fontblin, um dos cavalos recuou, pisou em falso e caiu, ferindo-se. Os homens acudiram, tirando o animal da penosa situação. Nenhum dos três deu sinal de cólera, nem proferiram imprecações, nem surraram o pobre animal. Tão grande domínio de si era para mim coisa nunca vista!

O Padre Vianney recomendava aos seus paroquianos o "Abençoai, Senhor" e a acção de graças antes e depois das refeições, e a recitação do Angelus, três vezes ao dia, onde quer que se achassem e sem quaisquer respeitos humanos. Assim que as três badaladas soavam pelo vale e transpunham as pequenas colinas, cessava o trabalho. Os homens descobriam a cabeça. As mulheres juntavam as mãos. 

Todos rezavam as orações prescritas pelo zeloso pároco. Mas tal proceder merecia zombarias dos aldeões vizinhos. Diziam eles: se fordes atrás de vosso cura ele vos converterá em capuchinhos! Mas essas pilhérias em nada abatiam o bom ânimo dos fiéis paroquianos que respondiam: O nosso Cura é um santo e a ele devemos obedecer.

De 1830 a 1845, chegavam diariamente a Ars entre 300 a 400 pessoas. Durante o último ano em que o santo viveu, segundo afirma Francisco Pertinand, o número de peregrinos chegou a 80 mil, contando só os que usavam carro de serviço. O total dos peregrinos chegaria a cento e vinte mil. Nestes tempos, o abnegado e santo pároco permanecia no Confessionário durante 16 a 18 horas por dia.

Francis Trochu in 'O Santo Cura d'Ars'


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Meu Deus, mas como a Igreja retrocedeu Espiritualmente, nestas últimas décadas!
E ainda há quem afirme que Ela é retrógrada e "rígida", atualmente!
Tudo o que leio, neste "post", sobre as recomendações do Santo Cura de Ars, eu vivi quando era muito criança...Lembro-me muito bem de, na minha aldeia, que, por acaso, nem é do Interior, e faz fronteira com a cidade, ao meio dia, o sino da igreja tocar e as nossas mães nos ensinarem a rezar a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e, ao fim da tarde, tocar novamente, e rezarmos, não tenho bem a certeza, as "trindades" que, confesso, já não me recordar da oração que era...
Logo, se tudo isto acabou sem sabermos como, foi em nome de quê e de quem?! E, infelizmente, o resultado está à vista!
Tanta aproximação ao MUNDO e NADA! E nem por isso o MUNDO está melhor, com a Igreja a desmoronar-Se cada vez mais...
--"Não façais ALIANÇAS com os INIMIGOS! DEUS Se afasta, porque ELE não convive com o MAL, e ficareis entregues a eles, sendo DERROTADOS pelos vossos pecados!"--Palavras de Jesus
Depois, também já ouvi, algures que: "O pior castigo, para uma Comunidade, é um mau Pastor!"
Sendo assim, e em contraditório, a GRAÇA de ter um pároco Santo é uma BÊNÇÂO de Deus!
Logo, rezemos para que Deus lhes dê FORÇA para não se deixarem influenciar pelas doutrinas e "modas" do mundo.
A Palavra de Deus é PERFEITA, DIVINA e, por isso, IMUTÁVEL!--segundo Jesus.