sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Professor Universitário descreve o milagre do Sol, a 13 de Outubro em Fátima

[3-12-1917] Dia de S. Francisco Xavier

Ex.mo Snr.

Releve-me V. Ex.ª a demora em responder à pergunta por V. Ex.ª feita em carta dirigida a minha mulher, acerca dos extraordinários acontecimentos de Fátima, na parte relativa ao sol, nas horas do meio dia.

Foram os seguintes: 1º Os fenómenos duraram uns 8 a 10 minutos; 2º O sol perdeu o seu brilho ofuscante, tomando o aspecto da lua podendo ser encarado facilmente, 3º O sol por três vezes, durante esse periodo de tempo, manifestou um movimento rotatório na periferia, faiscando chispas de luz nos seus bórdos, à semelhança do que se dá com as rodas de artificio, de fogo muito conhecidas, 4º Esse movimento rotatório dos bórdos do sol, 3 vezes manifestado e 3 interrompido, era rápido e durou 8 ou 10 minutos, pouco mais ou menos; 5º A seguir, o sol tomou a côr violácea e depois alaranjada espalhando essas côres por sobre a terra, readquirindo por fim o seu brilho e fulgor, impossível de ser encarado com a vista. 6º Foi pouco depois do Meio-Dia e perto do zénite, (o que é importantíssimo) que estes factos se deram.

Peço a V. Exª o favor de me dizer se confirma esta narrativa.

Relatam o Sr. Bispo de Portalegre e a Sr.ª D. Maria de Jesus Raposo que estando com outras pessoas em Torres Novas, no dia 20 de Outubro findo pelas [NOTA: não é possível compreender o que está escrito no original] horas do dia viram o movimento de rotação do sol e mudança de côres.

Diz a mesma Senhora que essas manifestações do sol foram muito diferentes das de Fátima e não tiveram a importância de 13 de Outubro findo.

É urgente saber quais as diferenças, pois ela assistiu a ambas. Desejo esclarecimentos sobre as diferenças.

O sol é incomparavelmente maior do que a terra, sendo que tem um movimento próprio de rotação demorado, e não é feito em poucos momentos ou minutos por 3 vezes.

Respondendo a V. Ex.ª, direi, que não considero os fenómenos vistos e observados no sol, como astronómicos do sol propriamente dito, mas sim meteorológicos da atmosfera da terra sobre a imagem solar, e quanto à côr e aspecto do brilho semelhante à lua, e tambem quanto à vista da rotação.

É muitíssimo para reter a hora do Meio-Dia, perto do zénite, na qual os fenómenos meteorológicos têm menos intensidade sobre o sol.

Nos fins de tarde, estando o sol perto do horizonte, em que são grandes as evaporações, as quais são atravessadas pelos raios solares. E assim há muitos cambiantes formosos ao pôr-do-sol em diversas côres e oscilações nas atmosfera, principalmente no tempo de verão. Devem ser mais difíceis de produzir os fenómenos observados em Fátima ao Meio-Dia do que, pela manhã e à tarde, o que dá muito maior valor e importância àquele.

Até agora ninguém via as rotações faiscantes do sol e agora todos as vêem muitos dias e vezes. Muito será imaginação.

Desejo fazer algumas perguntas a algum observatório meteorológico do país e talvez ao observatório astronómico de Coimbra. Há um assunto de que V. Ex.ª não fala que se afigura a mim mais importante e singular talvez do que o relativo ao sol.

Diz que no local das aparições todas, e no momento em que elas bem se manifestavam, elevava-se sempre uma nuvem ao céu partindo da terra.

E mais se diz que a nuvem foi mais intensa no dia em que as crianças estavam presas. É um fenómeno repetido 6 vezes. É verdade? Há testemunhas de todas elas?

Na última aparição viu toda a minha familia a nuvem, e como estava a alguma distancia julgaram que havia lume e incenso no local. Por uma pessoa minha parenta e por outras que estavam perto das crianças verificou-se não haver lume algum.

Este fenómeno repetido 6 vezes, a horas certas, é para mim dos mais importantes, e porque se produziu junto a tantas e tantas pessoas. Admiro a pouca importância que se liga a este ponto das aparições, que não consta que se desse em Lourdes.

Não tem explicação alguma, com as suas repetições, senão sobrenatural. Convinha obter testemunhas para as manifestações todas do aparecimento da nuvem de fumo. Considero miraculoso. Considero miraculosas também manifestações extraordinárias do sol no dia 13 ao Meio-Dia. Mas convém arranjar testemunhas oculares que mostrem ou digam as diferenças grandes das manifestações de 13 e as tais que todos agora querem ver e não viam até agora.

Admiro que V. Ex.ª não fale das declarações da rapariga sobre a paz e o regresso das tropas portuguesas em breve a Portugal. Como concilia V. Ex.ª estas declarações? Desejava que V. Ex.ª me dissesse alguma coisa sobre este ponto. É verdade que este assunto é material e profano mas envolve uma profecia, que era muito importante na actualidade. Haverá equivoco da rapariga? Em verdade ainda se pode realizar tudo isto. Será início os factos ocorridos na Rússia e o armistício?

É indispensável separar a rapariga de tantas e tantas perguntas. Repito que é urgente evitar as múltiplas perguntas.

Meu filho José Maria não se nega a fazer uma narração do que presenciou em Fátima, segundo ele me disse. Mas faria mais força se V. Ex.ª lhe escrevesse uma carta directamente, fazendo o pedido, não dizendo V. Ex.ª que foi indicação minha.

Desculpe V. Ex.ª esta carta com as minhas observações e declarações francas e leais, como é mister.

Para mim pedia o favor d’uma A. M. por minha intenção, pois muito careço.

Com toda a consideração
De. V. Eª,

Att.to ob.do ag.do
Gonçalo de Almeida Garrett

Carta do Prof. Gonçalo Almeida Garrett (Prof. de Matemáticas, Univ. Coimbra), enviada ao Cónego Manuel Nunes Formigão - Reproduzida na íntegra na Documentação Crítica de Fátima, Vol. III – 1, pp. 771-774 (Doc. 334)


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

" Cego maior não é o que não vê, mas o que não quer ver..."
Se ainda hoje muitos continuam à espera que a Ciência explique...Mas quem poderia adivinhar que algo tão fantástico pudesse acontecer, logo, àquela hora e, depois, duma promessa feita por N. S.!?
CEGOS! CEGOS!CEGOS!
Que Deus lhes perdoe pelo mal que fizeram e continuam a fazer à Humanidade!
Quanta desgraça e sofrimento poderiam ter sido evitados!