segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Director da Faculdade de Teologia chama "Espectáculo Tartufiano" à Missa celebrada pelo Cardeal Burke em Fátima

O Reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, o franciscano Pe. João Lourenço, resolveu insultar o Cardeal Burke e a Missa que celebrou em Fátima chamando-lhe "Espectáculo Tartufiano", um termo bastante ofensivo (pelo menos para quem sabe o que significa). Isto aconteceu no programa televisivo da Agência Ecclesia, órgão de comunicação da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Pe. João Lourenço junta-se à lista de sacerdotes portugueses que se deram ao trabalho de atacar o Cardeal Burke depois da sua recente visita a Portugal. A Missa Tradicional celebrada pelo Cardeal no Santuário de Fátima (Basílica da Santíssima Trindade) criou várias reacções negativas, especialmente por parte do clero, apesar de estar consagrada na Lei da Igreja.

Resta saber onde estavam todos estes críticos quando o altar da Capelinha do Santuário de Fátima foi profanado com um ritual hindu. Ou por que não denunciam também os escandalosos abusos litúrgicos que acontecem todos os Domingos (para não dizer diariamente) em tantas paróquias portuguesas. Seria interessante saber que adjectivo poderia ser usado para esses tristes espectáculos. Tartufiano já não dá...


blogger

10 comentários:

francisco disse...

Papa Paulo VI na Ecclesiam Suam (1964):

"Não nos iluda o critério de reduzir o edifício da Igreja, que se tornou amplo e majestoso para a glória de Deus, como templo seu magnífico, de o reduzir às suas proporçôes iniciais e mínimas, como se estas fossem as únicas verdadeiras e justas.

Nem nos fascine a ambição de renovar a estrutura da Igreja por via carismática, como se fosse nova e verdadeira a expressão eclesial nascida de idéias meramente particulares, embora fervorosas e atribuídas talvez à divina inspiração.

Por este caminho se introduziriam sonhos arbitrários de renovações artificiosas no plano constitutivo da Igreja.

Como ela é, devemo-la servir e amar, com sentido inteligente da história e buscando humildemente a vontade de Deus, que a assiste e guia, mesmo quando permite que a fraqueza humana lhe empane algum tanto a pureza das linhas e a elegância da ação. Esta pureza e esta elegância é que nós andamos procurando e queremos promover."

É realmente estranha esta aversão a algo que faz parte da Igreja, onde está a caridade? Porque julgam conforme as aparências? Se não compreendem porque não tentam a cultura do encontro e ir procurar compreender?

Dado que lhe querem tirar a capa é melhor informar o Cardeal Burke para que lhes dê também a túnica, seguindo o bom exemplo de São Francisco de Assis.

É de lamentar tanta falta de caridade e compreensão.

Unknown disse...

Foi, de facto, um espectáculo Tartufiano.

Islam disse...

Em primeiro lugar, o Pe. João Lourenço não é "reitor" da Faculdade de Teologia. As palavras que proferiu, não foi na condição de docente que as disse, muito menos enquanto "diretor" da FT... Quanto às palavras proferidas e sobretudo ao que elas quiseram dizer, não só estou de acordo, como quem pretende tirar outro partido delas deveria refletir bem sobre o que é ou deve ser a Igreja de Cristo.... OU então leiam S. João Crisóstomo, S. Basílio ou S. Gregório Magno, "Pais da Igreja" e defensores da "verdadeira tradição", onde não havia lugar para o "espetáculo" de que aqui se fala ou quer alimentar. Ou, em alternativa, assuma definitivamente que são contra a "reforma" que o Papa Francisco está a tentar, isto é, assumam que são anti-papa, anti-Igreja, contra o "sopro do Espírito", cismáticos...

Anónimo disse...

O Pe. João Lourenço não teve piada absolutamente nenhuma, apesar do esforço. Talvez se saísse melhor demonstrando o seu ponto de vista com alguma humildade e argumentos teológicos do que enveredando pela via "gato fedorento".

João Loureiro disse...

Bravo, Pe. João Lourenço, pela coragem e pela ousadia de a ter!

Fernando Dias Duarte disse...

A crítica dos sacerdotes ao cardeal Burke mostra como a ofensa e o insulto são armas usadas no combate dentro da Igreja entre os defensores da Tradição da Igreja e os adeptos das inovações erradas, ou mesmo heréticas do Cardeal Bergolio. Querem afirmar a posição do Papa? ajudem-no a responder aos Dubia. Combate-se com argumentos, não com atoardas.

Fernando Dias Duarte disse...

Afirmações lamentáveis de muitos sacerdotes, criticando uma cerimónia legítima da Igreja a Que pertencem. É claro que, mais do que criticar os actos do Cardeal Burke, quer atingir-se os milhões de católicos que não secundam o Papa Francisco na imposição de qualquer coisa parecida com a Teologia da libertação, já condenada pela Igreja, e indo contra muitos aspectos da Tradição da Igreja. Eu, que sou crítico dessas posições do Papa, não me considero cismático: sigo o Papa em tudo o que estiver de acordo com a Doutrina, mas não estou obrigado a seguir e a apoiar posições erradas ou mesmo herécticas. Querem fazer vingar as posições do Papa Francisco? Ajudem-no a responder aos Dubia, convençam-nos mostrando as bases teológicas do seu pensamento. Ajudar o Papa significa argumentar, coisa que ele não faz com eficácia, e não mandar atoardas e insultos aos que estão verdadeiramente preocupados com a possibilidade de um cisma na Igreja!

Rafael, cm disse...

A cada Santa Missa Tridentina que é celebrada, os maus católicos são atingidos em sua infantilidade e "progressismo", daí a declaração do Pe. João Lourenço contra a Santa Missa celebrada por Dom Burke em Fátima.

Não adianta espernear, e nem espumar pela boca - a Santa Missa Tridentina está voltando, e está voltando para ficar de vez. É o Vetus Ordo que está abrindo a verdadeira primavera na Igreja Católica, após o mais de 50 anos de inverno polar pós-Concílio Vaticano II e o Novus Ordo.

Católicos entibiados e afastados estão voltando à Santa Igreja devido ao Vetus Ordo, pessoas de outras religiões estão saindo do cisma e da impiedade devido ao Vetus Ordo, vocações acendradas estão surgindo, da parte de jovens homens e mulheres, devido ao Vetus Ordo.

Ao mesmo tempo, católicos nascidos da década de 1940 e 1950 estão tendo sua mundanização e secularização questionadas pelo ressurgimento do Vetus Ordo, e aqui me refiro tanto aos leigos quanto ao clero dessa faixa etária. Estão tendo de enfrentar a contragosto o quanto foram temerários, desdenhosos e tripudiadores da firme sociedade cristã em que nasceram e viveram seus primeiros anos, em favor da Contracultura que afundou a sociedade no caos, na violência e na vituperação da estrutura da realidade conforme criada por Deus Pai Omnipotente. Não por acaso, essa faixa etária é a que está no poder, não só na Igreja, como em outros segmentos da sociedade, e que foram os agentes da bagunça reinante, e vivem a repetir bordões tais como "falta educação", "é preciso mais tolerância", "mais direitos humanos" etc., que só mostram o quão embotados se tornaram, a fecundidade da graça passa longe desses indivíduos que envelheceram em seus corpos, mas não se tornaram sábios nas coisas de Deus e, por isso, não sabem eficazmente resolver os problemas que lhes chegam às mãos.

Entretanto, como bem disse São Paulo na Carta aos Romanos (5, 20), "mas onde abundou o pecado, superabundou a graça", que se aplica de forma cabal ao que vivemos hoje, Nosso Senhor Jesus Cristo inspirou ao então Papa Bento XVI, o Moto Próprio "Summorum Pontificum", que vem devolvendo o Vetus Ordo a quantos estão sedentos da Verdade de Deus, e não apenas do rótulo "Jesus Cristo" para colar em suas espiritualidades cósmicas e revolucionárias. Jesus Cristo, Nosso Salvador, vai reconquistar os corações e mentes de quantos ouvirem seu apelo à piedade e à devoção, e paulatinamente, recobrará também seu Reinado Social. Seu banimento da cultura e das instituições chegará ao fim.

Oh, Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!

Maria Ribeiro disse...

Vou referir de novo o que já havia feito noutro espaço, Quando vemos surgir tanto ódio a algo que, em si mesmo sabemos que é coisa boa, neste caso o Rito de Pio V, que foi usado, durante séculos, pela Igreja Católica, através do qual nos unimos a Deus pelo "Belo", precisamos pensar que esse ódio irracional revela que esse "algo" só pode ser muito valioso para as almas...

É o mesmo ódio que é revelado pelo uso da Batina Sacerdotal, por exemplo. Porquê?! O demónio conhece perfeitamente, o bem que essas manifestações produzem nas almas sedentas de Verdade, sedentas de beleza, sedentas de Deus.

O Sr. Pe João Lourenço, além de ter sido muito infeliz, pela falha, na tentativa humorística, revelou, acima de tudo um grande ódio pela Santa Missa Tridentina, além de uma tremenda falta de respeito pelo Cardeal e muita inveja...

Sabemos que conhecemos uma pessoa, olhando e reflectindo com cuidado, para as causas que essa pessoa combate. Por exemplo, quando vemos um Sacerdote, a lutar contra a Santa Missa Tridentina ficamos a saber de que lado ele luta. É muito fácil ficar do lado do "chefe"...o que custa é dizer, com coragem "o rei vai nu"...lutar contra os cripto-hereges.

Eu gostaria de ver este Sacerdote, na rua a lutar contra o aborto, a eutanásia, a ideologia de género, a homossexualidade, a pedofilia e todo o tipo de imoralidade...e lutar contra os repugnantes sacrilégios que se cometem nas Eucaristias.

Islam disse...

....... melhor fazer silêncio e orar.