sábado, 14 de novembro de 2020

A desigualdade na Sociedade não impede a busca da perfeição

O Senhor, criando o Universo, ordenou às árvores que produzissem frutos, cada uma segundo a sua espécie; e ordenou do mesmo modo a todos os fiéis, que são as plantas vivas de sua Igreja, que fizessem dignos frutos de piedade, cada um segundo o seu estado e vocação. 

Diversas são as regras que devem seguir as pessoas da sociedade, os operários e os plebeus, a mulher casada, a solteira e a viúva. A prática da devoção tem que atender à nossa saúde, às nossas ocupações e deveres particulares. 

Na verdade, Filoteia, seria porventura louvável se um bispo fosse viver tão solitário como um cartuxo? Se pessoas casadas pensassem tão pouco em juntar para si uma poupança, como os capuchinhos? Se um operário frequentasse tanto a igreja como um religioso o côro? Se um religioso se entregasse tanto a obras de caridade como um bispo? Não seria ridícula uma tal devoção, extravagante e insuportável? 

Entretanto, é o que se nota muitas vezes, e o mundo, que não distingue nem quer distinguir a devoção verdadeira da imprudência daqueles que a praticam desse modo excêntrico, censura e rebaixa a devoção, sem nenhuma razão justa e real. Não, Filoteia, a verdadeira devoção nada destrói; ao contrário, tudo aperfeiçoa. Por isso, caso uma devoção impeça os legítimos deveres da vocação, isso mesmo denota que não é uma devoção verdadeira.

É um erro e até uma heresia querer expulsar a devoção da corte dos príncipes, dos exércitos, da tenda do operário e da vivenda das pessoas casadas. É verdade, Filoteia, que a devoção meramente contemplativa, monástica ou religiosa, não se pode exercer nesses estados; mas existem muitas outras devoções adequadas a aperfeiçoar os que as seguem…

Enfim, onde quer que estivermos, podemos e devemos aspirar continuamente à perfeição.

São Francisco de Sales in 'Introdução à Vida Devota'


blogger

3 comentários:

Maria José Martins disse...

Peço desculpa, se vou dizer algo que não corresponda inteiramente à quilo, que a Igreja nos Ensina e que eu penso ter aprendido.
Segundo o que entendo, a Beleza da Igreja está, precisamente, no Seu todo! Ora, se cada um fizer render os Talentos que Deus lhe concedeu--mas SEMPRE em Seu Nome--até à exaustão, o resultado rondará, logicamente, a Perfeição...porque Jesus Cristo, a Cabeça do SEU Corpo Místico, COMPLETARÁ A OBRA e aperfeiçoará o que nós humanos, sozinhos, não conseguimos!
Mas, para que isso RESULTE, DEUS e a SUA VONTADE devem ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR, mais que não seja, no nosso CORAÇÃO, através duma CONFIANÇA SOBREHUMANA, que poderá levar-nos ao tal "salto no escuro", em situações limite; por acaso, não será esta uma delas?
E acho eu, que é AÍ que temos FALHADO: Será que a VONTADE DE DEUS tem estado SEMPRE em PRIMEIRO lugar, nas opções que a Igreja tem tomado?!
Segundo o que tenho apreciado, nem deu TEMPO a Deus, para que a ILUMINASSE: FECHOU AS igrejas, reduziu o número de Sacramentos e até a Eucaristia-- a SUA ALMA-- e OBEDECEU, CEGAMENTE, ao Poder TEMPORAL!
Se Jesus, tantas vezes criticou os Apóstolos pela sua pouca Fé e nos diz: "Se tivésseis Fé como um grão de mostarda, diríeis a esta montanha que mude de lugar e ela obedeceria...", porque continuamos a EMBARCAR neste medo puramente MUNDANO, tolhendo, até, os POUCOS que ainda CONFIAM DE VERDADE, restringindo-lhes AQUILO em que ACREDITAM, ao mesmo tempo que os fazem sentir-se uns inconscientes?
E, depois, os elogios do nosso Presidente da Republica, que se diz Católico, encorajando a Igreja a fazer o que faz, só me leva a concluir, que Deus perdeu, DEFENITIVAMENTE a PRIIMASIA, nas nossas vidas e que somos TODOS uns falsos CRENTES e que, por isso, merecemos bem o que NOS ESTÁ RESERVADO!
Que Deus ABREVIE os Tempos, porque, mesmo, OBEDECENDO em tudo, JAMAIS sairemos vencedores desta CRISE, a não ser , quando DEUS VIER EM NOSSO AUXÍLIO!!!
Que Ele tenha Misericórdia!

Anónimo disse...

Bem dizia a princesa palatina que Francisco de Sales podia ser santo mas era um grande tonto.

O João Silveira ainda não percebeu que o seu mundo acabou. Hoje todos somos plebeus.O que resta da aristocracia não conta dois tostões. Nem eles próprios acreditam. Divorciados, casados com burguesas, fizeram pela vida. Uns melhor outros pior. Ninguém quer saber de casamentos agnáticos e merdas que tais.
O que diz é a conversa da extrema-direita tradicional; dobra a espinha e reza. Só que ninguém está para isso. Sabia que uma das maiores fortunas de Portugal é de um tal Galinha?
Onde estão os Lafões? Falidos.
Onde estão os Cadaval? Os ricos ricos estão em França e na Alemanha.
Onde estão os Palmela? A fazer turismo de habitação.
Onde estão os novos ricos? Duvido que estejam na Igreja.
Não estamos no tempo do Papa Pio IX. As pessoas não querem resignação. Querem justiça e a Igreja não tem nada para dar. O que a Igreja queria era continuar a ser a lacaia da classe possidente; mas esta já não precisa dela.

Maria José Martins disse...

Caro "Anónimo", penso que a Reflexão apresentada se refere apenas ao que o Homem Crente pode conseguir, pondo Deus como seu Primeiro e Grande Objetivo, pois, foi para isso, que foi Criado: "Sede Perfeitos, como o Vosso Pai do Céu é Perfeito!"--diz-nos Jesus--
E como já tentei explicar-- no primeiro comentário-- com Jesus, nosso Mestre, conseguiremos fazer o que Ele fez, como Ele fez e ainda mais...mas, somente se permanecermos n/Ele, no cumprimento da Sua Palavra, tal como Ele nos promete: "Se permanecerdes em Mim, Eu permanecerei em vós, e TUDO o que pedirdes ao Pai em Meu nome, vos será concedido..." Logo, tendo-O como Cabeça da Igreja, e sendo-Lhe fiel, Acreditamos, que Ele aperfeiçoará e completará aquilo que, humanamente, não conseguimos; e isso chama-se Crer na Providência Divina.
Assim sendo, a Sociedade poderá crescer em Perfeição, com Deus no Comando de todas as coisas-- como Pai Amoroso-- mas através da Ação do Homem a Ele Convertido e, consequentemente, por Ele ILUMINADO.
Daí, TODOS os que se dizem Seus filhos terem a OBRIGAÇÃO de procurar a PERFEIÇÃO, com os Meios que Ele, através de Jesus Cristo, nos Oferece, em Sua Igreja.
E o mundo só está como está, porque realmente o Homem se afastou cada vez mais do Seu Criador e da Sua Doutrina.
Se o Homem CUMPRISSE o que Deus lhe ENSINA, TODOS construiríamos uma Sociedade Perfeita--O SEU REINO, DE AMOR E DE PAZ-- onde não precisaríamos de nos RESIGNAR às injustiças, porque, SIMPLESMENTE, elas NÃO EXISTIRIAM!
E, por muito que nos doa, acabaremos por aprender à nossa custa, pois, quem não aprende pelo Amor, acabará por aprender pela dor, mas sempre porque DESOBEDECEMOS!!
Peço desculpa se fui "chata" mas também senti necessidade de me explicar melhor.
É que o COVID dá-nos a volta à cabeça!