quarta-feira, 10 de março de 2021

11 remédios de S. Tomás de Aquino contra os pecados veniais

Os pecados veniais são pecados leves, que não cortam a ligação com Deus nem fazem perder o estado de graça, mas podem dificultar o crescimento na graça e na vida espiritual, especialmente se forem obstinados (sem arrependimento). 

S. Tomás de Aquino, no seu comentário às Sentenças de Pedro Lombardo, diz que existem bastantes remédios contra os pecados veniais, por exemplo:

1. Bater com a mão no peito;

2. Benzer-se com água benta;

3. A extrema unção;

4. Unção com qualquer sacramental;

5. Benção de um Bispo; 

6. Pão bento; 

7. Confissão geral; 

8. Ter compaixão; 

9. Perdoar as faltas de outra pessoa; 

10. Assistir à Santa Missa; 

11. Rezar o Pai Nosso. 

(IV Sent. d. 16, q. 2, a. 2, qa. 4, sc 1)

O pecado venial pode ser perdoado através da caridade, que explicita ou implicitamente implica a contrição. Assim sendo, diz-se que aquelas coisas que, pela sua própria natureza, favorecem o fervor da caridade remitem (perdoam) os pecados veniais. 

Referimo-nos às coisas que conferem a graça, como todos os sacramentos, e as coisas através das quais são removidos os impedimentos a fervor e à graça, como água benta - que reprime o poder do Inimigo -, a bênção de um Bispo, ou outro exercício de humildade da nossa parte, como bater com a mão no peito ou rezar o Pai Nosso.

(IV Sent. d. 16, q. 2, a. 2, qa. 4, resp.)


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Paz e Bem!
Gostaria de partilhar um documentário sobre padres estrangeiros em Portugal e a escassez de vocações.

Deus não tem fronteiras
03.03.2018 22h57
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemespecial/2018-03-03-Deus-nao-tem-fronteiras

Maria José Martins disse...

Até por aqui se vê, o quanto todos perdemos, quando "os remédios espirituais" prescritos pela Igreja, noutros Tempos, foram simplesmente postos de lado, deixando-nos entregues aos males do mundo e aos Espíritos do Mal, pois, tudo era superstição!
E, ainda criança, lembro-me muito bem, do valor da "Água Benta", que todos os Crentes traziam em sábado Santo--depois da Bênção do lume e da água--em garrafas e garrafões, para ser colocada nas peanhas pequeninas, que existiam SEMPRE por cima das camas; e ninguém dormia, sem antes, rezar ao Anjo da Guarda, e se benzer com Ela, para além de rezar o TERÇO em Família.
Lembro-me do Exorcismo de S. Miguel Arcanjo ser rezado depois de todas as Missas...e, de repente, TUDO DESAPARECEU, sem que ninguém nos explicasse! Mas, infelizmente, AGORA, TUDO entendemos e da PIOR MANEIRA! Terá sido ISTO, o TAL SECULARISMO, que Nossa Senhora previu, em Fátima?!
Teses e mais Teses Intelectuais, relativismos atrás de relativismos...e, hoje, estamos como estamos!
Que Deus nos PERDOE, e ABENÇOE aqueles que, mesmo marginalizados e perseguidos, NUNCA, se deixaram CONTAMINAR, por todo este MODERNISMO e que, contra ventos e marés, AINDA HOJE, vão LUTANDO, apesar de não serem muito bem aceites; mas que eu acredito serem os "tais" CANAIS DE BÊNÇÃOS que Jesus pede, como nos diz na Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Diz Jesus: "Sacerdotes? Não, ANJOS. Anjos agitando o Turíbulo cheio dos incensos das suas virtudes, a fim de purificar os miasmas de Satanás. ANJOS? Mais do que Anjos. Eles terão de ser OUTROS CRISTO; outros EU, para que os Fiéis dos "últimos tempos" POSSAM PERSEVERAR NA FÉ até ao fim".
"...A Minha Igreja tirada dos gonzos, pelos seus próprios ministros; e sou EU que A sustento, com a AJUDA DA ALMAS VÍTIMAS. E eles Sacerdotes, aqueles, que terão somente as vestes, mas não a alma do Sacerdote, ajudam o ferver das ondas agitadas pela Serpente infernal, contra a tua BARCA, ó PEDRO! Põe-te de pé! Levanta-te! Transmite esta ORDEM aos teus sucessores: Mão ao leme! AÇOITA OS NÁUFRAGOS, QUE QUISEREM NAUFRAGAR e que TENTAM NAUFRAGAR A BARCA DE DEUS! CASTIGA, MAS SALVA, e vai em frente! SÊ SEVERO, porque para os SALTEADORES é JUSTO O CASTIGO! DEFENDE O TESOURO DA FÉ! Conserva NO ALTO a LUZ!, para que aqueles que acompanham a tua BARCA VEJAM E NÂO PEREÇAM. Como Pastor e Navegante, para os TEMPOS TREMENDOS, RECOLHE, GUIA, LEVANTA O MEU EVANGELHO, porque NELE, e NÂO EM QUALQUER OUTRA CIÊNCIA, É QUE ESTÁ A SALVAÇÃO!"
"...Tempos virão, nos quais, como acontece a nós, hoje, em Israel, todos os livros cederão ao LIVRO, mas Ele, apenas, será usado como um objeto e manuseado, mecanicamente..."
"... Assim, chegará o tempo em que o Evangelho será ensinado BEM CIENTIFICAMENTE, MAS ESPIRITUALMENTE MAL!
Será o tempo da Ciência, mas sem A SABEDORIA! Onde a palha incha, MAS NÃO NUTRE! E muitos Sacerdotes se parecerão com PALHEIROS INCHADOS, empertigados em seu orgulho, como se fossem eles, que tivessem produzido AS ESPIGAS; e ficarão somente com a palha, mas sem a VERDADEIRA NUTRIÇÃO, QUE É O EVANGELHO!"
"...Mas vós Pastores, e TU Ó PONTIFICE, VELAI para que não se PERCA o EPÍRITO DO EVANGELHO! Incansavelmente, PREGAI, SOBRE O ESPÍRITO SANTO e que Ele Se Renove em vós, num contínuo Pentecostes!"
"...Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo! Se a Minha mão era doce, quando vos guiava, a Sua Luz é Dulcíssima: ELE É O AMOR DE DEUS!..."

E tudo isto, como preparação para "OS TEMPOS HORRENDOS", como nos avisa Jesus nesta Obra, mandada escrever POR ELE, precisamente, como AVISO.
Peço desculpa, se me estou a repetir, mas penso, que nunca é demais REVER os CONSELHOS DO MESTRE, que tanto Se humilha somente por NOSSO AMOR!