quarta-feira, 29 de março de 2023

Que bem se vive junto à Cruz de Jesus

Como se vive bem no coração de Cristo! Quem se pode queixar por sofrer ? Só o insensato, que não adora a Paixão de Cristo, a cruz de Cristo, o coração de Cristo, pode sentir-se desesperado com o seu próprio sofrimento. Que bem se vive junto à cruz de Jesus! 

Cristo Jesus, mostra-me essa sabedoria que consiste em amar o desprezo, as injúrias, o opróbrio; ensina-me a sofrer com a alegria humilde e sem clamor dos santos; ensina-me a ser manso com aqueles que não me amam ou que me desprezam; mostra-me esse conhecimento que Tu, no alto do calvário, mostras ao mundo inteiro. 

Eu sei: uma voz interior, muito suave, explica-me tudo; sinto em mim uma coisa que vem de Ti e que não sei definir, que me decifra muitos mistérios que o homem não pode compreender. Eu, Senhor, à minha maneira, entendo tudo. É o amor. É só isso. Vejo-o, Senhor, não preciso de mais nada. É o amor! Quem pode explicar o amor de Cristo?

Que os homens e as outras criaturas se calem; calemo-nos, para que, no silêncio, escutemos os sussurros do amor, do amor humilde, do amor paciente, do amor imenso, infinito, que Jesus nos oferece, pregado à sua cruz, com os braços totalmente abertos. O mundo, na sua loucura, não O escuta.

São Rafael Arnaiz Baron in Escritos espirituais, 07/04/1938


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Aqui está um texto, que tem tanto de bonito como de PROFUNDO! Porém, talvez um pouco desfasado do tempos atuais, onde tudo o que é sofrimento deve ser eliminado, nem que as consequências acabem por provocar, ainda, muita mais dor: legaliza-se o Aborto, porque a criança pode ter problemas futuros ou os pais não têm condições para criá-la; legaliza-se a Eutanásia, para acabar com uma vida desgastada ou de doença; refugiamo-nos nas drogas, para iludir as depressões; enveredamos por decisões fúteis e de satisfação imediata, somente para iludir o vazio em que a vida se transformou...enfim, um sem número de atitudes superficiais, porque já ninguém fala no Verdadeiro Sentido do sofrimento reparador, ligado à Cruz de Jesus e que este texto tão bem nos transmite: "Que os homens e as criaturas se calem; calemo-nos, para que, no silêncio, escutemos os sussurros do amor; do amor humilde, do amor paciente, do amor imenso, infinito, que Jesus nos oferece pregado à Sua Cruz, com os braços totalmente abertos. O mundo, na sua loucura, não O escuta!"