segunda-feira, 24 de abril de 2023

Terá sido profética a primeira homilia do Papa Bento?

Foi há 18 anos a primeira Missa pública do Papa Bento XVI. A Santa Missa com a "imposição do Pálio e entrega do Anel do Pescador para o início do Ministério Petrino" foi celebrada no dia 24 de Abril de 2005 na Praça de São Pedro. 

Na homilia o Papa Bento optou por um discurso pela positiva, com grande entusiasmo sobre a vivacidade da 'Barca de Pedro' naquele momento, e como não havia motivo para preocupação porque os santos intercedem por nós e é Nosso Senhor que guia a Igreja.

No entanto houve um momento que causou alguma estranheza na homilia. Uma frase enigmática que deu muito que falar durante vários anos: "Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos."

Que devemos rezar pelo Papa todos sabemos, e a Igreja sempre recomendou muito que os fiéis o fizessem. Mas rezar para que não fuja? Fugir para onde? Sabemos que quando se é Papa se é Papa até à morte, por isso não há muito por onde fugir. E fugir dos lobos? Que lobos são esses? Estão dentro ou fora da Igreja? Se estiverem dentro são do clero ou leigos? 

As respostas a estas perguntas talvez nunca as venhamos a ter. Mas sabemos que o Papa Bento viria a renunciar ao ministério petrino no dia 11 de Fevereiro de 2013, numa decisão completamente inesperada e praticamente inédita na história da Igreja. Terá sido a homilia de há 16 anos uma homilia profética?

Padre João Silveira


blogger

7 comentários:

Anónimo disse...

E onde está o video da homilia?

Maria José Martins disse...

Eu acho, que hoje já é muito mais fácil saber onde estão e quem são esses lobos de quem Bento XVI tanto medo tinha.
Acredito, que, vivendo no Vaticano, ele tivesse plena consciência de todas as "embrulhadas" que lá existiam, e como era difícil gerir tanta confusão.
No Vatileaks, ele mesmo afirmou muito debilitado, no Documentário que eu vi, apontando para a porta da sala onde se encontrava, quando interpelado, sobre algo suspeito: Daquela porta para fora, o Papa não manda nada!
Tenho pena, que tenha resignado; acho que não conseguiu a Graça para enfrentar o martírio, o qual, pelas suas palavras, pudesse estar eminente, no caso de ter continuado...E, agora, talvez o sinta de outra maneira não menos dolorosa, ao constatar que "os tais lobos" continuam ativos, ameaçando a Igreja, mas de forma cada vez mais descarada!

Eduardo disse...

Mas terá mesmo renunciado? E porque não raptado e aprisionado ou, para usar uma linguagem mais em voga, confinado? Nada é de espantar se os lobos de dentro estiverem feitos com os lobos de fora.

RZaidan disse...

Será que é o papa Bento XVI aquele que detém o aparecimento do Anticristo segundo a passagem da Escritura que diz: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém". (2Ts, 2,7).

Anónimo disse...

Fr. Malachi Martin é que estava bem ciente de quem eram os lobos. E muito fez ele para os expor.

Anónimo disse...

" Cada vez mais descarados" e não só, com cada vez mais Poder, ao ponto de se vitimizarem, acusando quem defende a Verdade, de rígidos, frustrados,, com problemas de enordem emocional por resolver...enfim, um sem número de complexos e desequilíbrios, capazes de prejudicar a operação em curso!"
E tudo isto são sinais evidentes de tudo o que Nossa Senhora tem avisado, mas que, pelos vistos, também pretendem calar,
com a nova Comissão, eleita para esse fim.
Tenho muita pena daqueles que, por vários motivos, não conseguem perceber o "veneno" escondido por trás de tão grande
confusão instalada, propositadamente. A sua linguagem é cada vez mais ambígua e de acordo com os valores humanos, mas temporais, que facilitam a vida , falando o que gostamos de ouvir e não o que Deus Ordena!
E não por ser déspota, mas porque é Pai e conhece muito bem para que fomos criados, não seja Ele o Senhor de todas as coisas...

Maria José Martins disse...

Que me perdoem a ousadia de tentar "entender" a grande confusão, que, embora profetizada, ainda não é suficientemente explícita, para ser aceite por muitos, que acham que a verdadeira Misericórdia é a que nos facilita a vida, mesmo que ponha em causa o que Deus nos exige, através do cumprimento RADICAL da Sua Vontade.
E como não possuo conhecimentos académicos de Teologia, somente me baseio nas Obras que leio, dos Grandes Místicos--escolhidos por Jesus, segundo Ele, para nos ajudar a melhor O entendermos-- e cuja grande e a MAIOR Virtude, que possuíam, é a da OBEDIÊNCIA, EM TUDO, à Vontade de Deus.
Sendo assim, e porque esta Obra, segundo Jesus, foi mandada escrever, precisamente, para nos ajudar, durante estes tempos de tribulação, MAIS UMA VEZ, vou transcrever o que Jesus fala sobre a importância da OBEDIÊNCIA a Deus, em: " O Evangelho, como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Numa discussão pacífica, os Apóstolos refletem porque é que Jesus, sendo inocente e sem pecado, deve sofrer. Um por um, vão apresentando as suas conclusões, até que Jesus intervém, apresentando aquela que é, sem dúvida, a mais importante: "Eu devo sofrer para vencer, para cancelar, não por um ou mil pecados, mas o Próprio pecado por Excelência que, no espírito evangélico de Lúcifer, ou naquele que animava Adão, esteve e estará SEMPRE, até ao ÚLTIMO Homem: o PECADO DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS.
Vós bem sabeis que foi Satanás que desgastou o espírito do Homem, por uma grande inveja de vê-lo destinado ao Céu, do qual havia sido expulso. Ele quis para o Homem o seu destino, por se ter rebelado, contra Deus, na desobediência.
Logo, é mais do que lógico que, para restabelecer a Ordem, que é a ALEGRIA, deve também existir uma OBEDIÊNCIA PERFEITA! Obedecer é difícil, especialmente, quando se trata de matéria grave. E faz sofrer quem a executa...Assim, Eu, quando interrogado pelo AMOR, e porque quis trazer a ALEGRIA aos filhos de Deus, devo sofrer INFINITAMENTE, de forma a cumprir o dever de Obediência ao Pensamento de Deus(...)"
(...)" A Obediência é dor e glória e, tal como o espírito, não morre nunca. Em verdade Eu vos digo que os verdadeiros Obedientes não morrerão nunca e se tornarão deuses, mas depois de uma luta contínua entre si mesmos, contra o mundo e contra Satanás. A OBEDIÊNCIA É A LUZ! Quanto mais OBEDIENTES formos, mais LUMINOSOS seremos e, também, para com o Próximo. Ela é a Caridade, porque é uma ato de Amor e, assim, os atos cada vez mais perfeitos serão. Ela é HEROICIDADE, e todo o Santo do espírito é herói, o cidadão dos Céus, o Homem divinizado.
Se a Caridade é a virtude onde se encontra a Deus Uno e Trino, na Obediência, encontrais-Me a Mim, o vosso Mestre. Fazei com que o mundo vos conheça como Meus discípulos, através duma Obediência absoluta a TUDO O QUE É SANTO! (...)"

Assim, se é o próprio Jesus que nos diz para que sejamos OBEDIENTES a Ele, nosso Mestre, que é a Palavra de Deus, afirmando, que só assim, os nossos atos de amor serão cada vez mais perfeitos e ILUMINADOS PELO ESPÍRITO UNO E TRINO de Deus, porque nos apelidam de rígidos, aconselhando-nos uma "misericórdia" assente na desobediência à Palavra de Deus, que, por esta lógica, está cada vez mais infestada pelo espírito oposto, o de Satanás?...
Sem querer julgar ninguém, porque só Deus o pode fazer, não será esse o espírito que anima os "tais lobos", somente, porque se TORNARAM DESOBEDIENTES a Deus, e uma cegueira tão grande, os domina ao ponto de não os deixar enxergar?

Nossa Senhora, também afirma isso, nas Suas Mensagens Proféticas!