domingo, 17 de julho de 2022

As 16 Carmelitas que a Revolução Francesa mandou decapitar

No dia 17 de Julho de 1794 as 16 Carmelitas de Compiègne foram conduzidas ao Tribunal Revolucionário (em Paris) e condenadas à morte. O seu crime? Levar uma vida de oração segunda a Regra de Santa Teresa de Ávila. A "liberdade" instaurada pela Revolução Francesa não era suficiente para que estas pobres mulheres vivessem de maneira pobre, casta e obediente.

Aguardaram a execução com orações e cânticos de louvor a Deus. Aos pés da gilhotina cantaram o "Veni Creator Spiritus" em acção de graças, e renovaram os votos de carmelitas. Depois disso subiram os degraus para demonstrar (mais uma vez) que quem acredita em Jesus Cristo e dá a vida por Ele não teme a morte porque viverá para sempre.

Estas corajosas monjas foram beatificadas por São Pio X em 1906.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Que estas Santas anónimas(?) intercedam por nós, porque acredito que a "História se irá repetir", brevemente.
É que aqueles que as assassinaram deixaram herdeiros, cujo conceito de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é o mesmo que, HOJE, continuam a pôr em prática...porque, para eles, somente pode ser LIVRE, ACEITE e digno de RESPEITO, aquele que comunga das suas ideias!
E os Cristãos "rígidos" começam a ter cada vez menos "espaço de manobra"...até dentro da própria Igreja.
Que Deus nos dê força para resistir e não permita que sejamos MANIPULADOS, tal como Jesus nos adverte:"(...) A Minha Igreja tirada dos gonzos pelos seus próprios Ministros! E sou Eu que A sustento, com a ajuda das vítimas (...)"
"(...) --PÕ-te de pé, ó Pedro! Levanta-te! Transmite esta ordem aos sucessores: " Mão ao leme! Açoite nos náufragos que tentam fazer naufragar a BARCA DE DEUS!
CASTIGA, mas SALVA! Sê SEVERO, e vai em frente, porque, para os salteadores é justo o castigo! DEFENDE O TESOURO DA FÉ, conservando no alto as Luzes, para os que acompanham a Barca, O vejam e não pereçam!
Como Pastor, para os tempos que virão, TEMPOS TREMENDOS, recolhe, guia, LEVANTA o Meu EVANGELHO, porque NELE e não em mais outra Ciência, é que está a Salvação!(...)"
"(...) Assim, chegou o tempo em que o Evangelho será ensinado bem cientificamente, mas espiritualmente MAL!
Agora, é o tempo da Ciência, mas vai faltar a SABEDORIA. A palha INCHA, mas NÃO NUTRE! E, em verdade vos digo, chegará o tempo, em que muitos Sacerdotes parecerão palheiros inchados, empertigados em seu saber e em seu orgulho, crerão que sabem tudo, e em vez da Verdadeira Nutrição, que é o MEU EVANGELHO, darão somente PALHA (...)"
"(...) E Eu vos digo, que eles se esquecerão de que Sou Eu que instruo os Espíritos na VERDADE, através do Meu Evangelho, provindo Todo e somente, da SABEDORIA DIVINA e da DIVINA PALAVRA, todo cheio de Dignidade na Sua forma doutrinária; incansável em sua repetição, para que não Se AFASTE DAS VERDADES ENSINADAS, humilde em Sua forma... sem ropéis de Ciência humana, sem complementações históricas e geográficas, que se oporão ao Seu lado Espiritual (...)"--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado"--de Maria Valtorta

E, mais uma vez, peço desculpa aos Sacerdotes, que não se reveem nesses que Jesus refere, mas os "sinais" são cada vez mais evidentes e como diz o Povo: "Quem me avisa meu amigo é!"